Sobre mídias e tecnologias

Utilizamos tantas tecnologias em nosso dia-a-dia que muitas vezes nem nos damos conta do quanto estão presentes e facilitando nossa vida. Vamos incorporando seu uso automaticamente todo o tempo, seja em casa, no trabalho ou no lazer.
Os meios de comunicação de massa como a TV, o jornal e o rádio disponibilizam a informação de forma unilateral e, muitas vezes tendenciosa, atendendo a interesses políticos e/ou capitalistas. Não há participação dos receptores na programação ou conteúdo.
Com o surgimento a internet, este cenário se transforma, uma vez que o usuário tem a possibilidade de interagir, comunicar-se e também produzir conteúdos e publicá-los na rede. A utilização do correio eletrônico permite a comunicação rápida, as listas de discussão criam verdadeiras comunidades de aprendizagem reunindo pessoas com interesses comuns para a troca de informações e ajuda mútua. Os usuários podem criar seus próprios grupos e fóruns . Novas redes sociais surgem diariamente. Os sites de relacionamento não são utilizados apenas como entretenimento, mas também como uma opção a mais para encontrar parceiros de trabalho ou estudo. Os cursos EAD proporcionam a comunicação com pessoas de diferentes locais através de atividades e comunicação síncrona e assíncrona, além da comodidade de se poder estudar em locais e horários mais convenientes para cada usuário. Através da web novas formas de comunicação e distribuição de conteúdo estão disponíveis de forma muito mais democrática, sites como o YouTube permitem a divulgação de vídeos produzidos pelos usuários, assim como as rádios web através dos podcasts. Blogs, fotologs e videologs inicialmente utilizados pelos adolescentes como diários virtuais, publicação de fotos e vídeos para compartilhamento com amigos virtuais ou não, são agora ferramentas de comunicação e interatividade utilizadas por jornalistas, escritores, empresas. Na educação são recursos que ainda não são muito explorados pelos professores, mas de grande potencial educacional se utilizados de forma contextualizada e com objetivos bem definidos.

imagem em: http://www.cambridgenetwork.co.uk/

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Rascunhando

5 Respostas para “Sobre mídias e tecnologias

  1. Mari

    Concordo com você e acredito também que vale a pena enriquecer as aulas. Tanto crianças e adultos não se contentam com uma rotina.

  2. michel siqueira

    Olá Gládis, moro em Belém e estou inscrito no curso “mídias na educação” tivemos a aula inaugural e já percebi que vai ser muito bom pras minhas práticas em sala de aula. o curso começa em janeiro e ejá estou buscando informações pra aproveitar ao máximo o que vem pela frente e seu site já me ajudou bastante. Um grande abraço e sucesso Gládis.

  3. Pingback: Os números de 2010 | Gládis Leal dos Santos

  4. Sheila Gonçalves

    Olá,
    Concordo, acho que os professores devem se atualizar e saber utilizar de forma correta as tecnologias da informação, assim estarão contribuindo com a aprendizagem de seus alunos ser condizente com sua época.

  5. whilbert

    Bom dia! acredito que o mundo globalizado requer isso dos profissionais de educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s