Internet na escola

A Internet na escola tem sua primeira utilização como fonte de pesquisa, mas as redes de comunicação estão mudando este paradigma e novos ambientes surgem, modificando e ampliando o processo de ensino aprendizagem deixando de ser apenas repositório de informação, potencializando as relações sociais, a comunicação e a colaboração, permitindo a autoria e co-autoria por alunos e professores, a troca de informação e o desenvolvimento da autonomia.
Os chamados softwares sociais como os blogs, wikis, editores de textos on line, podcasts, sites onde se pode publicar e compartilhar vídeos e imagens são exemplos destes aplicativos disponibilizados gratuitamente e que, a princípio, não foram concebidos para uso pedagógico, mas que podem ser utilizados pelos professores em projetos escolares.

Graças à Internet, o acesso à informação e à comunicação ocorrem de maneira rápida e custo cada vez mais baixo. Os jovens de hoje estão mais atualizados, informados e interessados nos avanços tecnológicos. A escola não pode ficar à margem desta realidade, repetindo apenas os modelos tradicionais de transmissão de conteúdos. Os trabalhos colaborativos em ambientes virtuais podem tornar o processo educacional mais dinâmico e eficaz, possibilitando ao aluno traçar seu próprio caminho de aprendizagem através da interação com estudantes de outras localidades, uma vez que sua produção está à disposição de todos, acessível a qualquer momento e em qualquer parte do planeta.

 

fonte da imagem: http://visualrevenue.com
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em internet, Rascunhando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s