Blogs educacionais em projetos colaborativos

Encerrou ontem, dia 01/11, o I Congresso de Tecnologias na Educação  totalmente online e assíncrono. Segundo a professora Fátima Franco, idealizadora do evento, foram 1200 inscritos. Sucesso total para a primeira edição do evento.

Além das palestras, artigos e relatos apresentados e discutidos em fóruns que foram super agitados e produtivos, o congresso ofereceu seis minicursos, com vinte vagas cada um. Participei da elaboração e tutoria do minicurso Blogs educacionais em projetos colaborativos em parceria com as amigas e professoras  blogueiras Marli Fiorentin e Síntian Schmidt. Nesse curso objetivamos  oferecer subsídios teóricos e práticos para utilização dos blogs educacionais como tecnologias de comunicação, publicação e socialização do conhecimento promovendo a aprendizagem pela interação em projetos colaborativos.

O curso de vinte horas foi estruturado em cinco aulas:

1ª aula – Blogs e escrita coletiva
Nesta primeira aula  refletimos sobre os blogs e seu potencial colaborativo.  O que torna um blog colaborativo? Quais são as ferramentas que favorecem a interação desejada? Apresentamos leituras e debatemos no fórum sobre como os weblogs podem se tornar um espaço de comunicação, discussão e diálogo, possibilitando a produção colaborativa de informações.

2ª aula – Edublogs colaborativos
Na segunda aula apresentamos referências de leituras que nos ajudaram a refletir sobre as características dos blogs e seu potencial como recurso didático. Depois, os alunos foram convidados a  visitar alguns edublogs colaborativos e observar como foram desenvolvidos para então participar do fórum de discussão.

3ª aula – Exercitando a colaboração
Nesta  aula apresentamos aos alunos o  a BlogAção A proposta foi  experimentar na prática a ação de participar de um blog colaborativo e refletir sobre a experiência.

4ª aula – Blogs e comunicação
A proposta foi experimentar os recursos de comunicação que os blogs oferecem através do seu sistema de comentários. Será que eles podem contribuir na construção de blogs educacionais em projetos colaborativos? Por que divulgar na internet conteúdos produzidos pelos alunos e professores?

5ª aula – Blogs e redes de aprendizagem
Os blogs formam redes colaborativas no processo de construção de saberes, tanto de educandos como de educadores. Na aula final, refletimos sobre a importância da aprendizagem em rede, suas possibilidades pedagógicas e faremos uma avaliação .

O BlogAção, blog criado para o minicurso, trata do tema turismo. A proposta é que os participantes continuem interagindo através do blog mesmo após o término do congresso.

 Aguardamos sua visita e comentários em nosso blog.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s