Um ensino sem fronteiras

O X DA EDUCAÇÃO

Alunos do Caic Mariano Costa, na zona Sul de Joinville, há anos incorporaram a diversidade da internet ao processo de aprendizado.

Leia a matéria sobre o uso educacional dos blogs em nossa escola, publicada no jornal A Notícia de domingo, dia 22/03.

Clique sobre as imagens para ler:

Na semana passada, a jornalista Amanda Miranda foi à escola para escrever uma matéria sobre a utilização dos computadores na educação pública da Rede Municipal de Joinville.  Quando chegou, acompanhada do fotógrafo, era aula de Artes e os alunos do 9º ano pesquisavam a respeito de Carmen Miranda. Ao final da aula, passei para a turma um vídeo do YouTube com Carmen cantando CHICA CHICA BOOM CHIC e depois outro com a Ivete Sangalo interpretando a mesma música. A jornalista acompanhou toda a aula e também a seguinte, entrevistou alunos e várias fotos foram feitas.
Expliquei como conduzimos as atividades nas Salas Informatizadas e mostrei vários projetos já realizados. Ao retornar à redação, o editor mudou o foco da matéria e pediu que fosse refeita tratando do uso dos blogs.  A equipe então voltou à escola outro dia e fez novas entrevistas e fotos.
Não é a primeira vez que nossos alunos são entrevistados a respeito dos projetos colaborativos que realizamos, mas parece que só agora o uso dos blogs na escola  está despertando mais atenção. Espero que outras instituições que proibem o uso de blogs revejam seus conceitos e abram espaço para o trabalho em rede no ambiente escolar.

Anúncios

15 Comentários

Arquivado em blogs, Notícias

15 Respostas para “Um ensino sem fronteiras

  1. Oi Gladis

    Parabéns pelas opções de uso dos computadores e da internet, pois parece-me que todos ganham com isso, alunos, professores e toda comunidade escolar.

    • gladislsantos

      Obrigada, Conceição! Há muitas possibilidades de uso dos computadores na Educação e, com certeza, não são só os alunos que ganham com isso. No entanto, precisamos lembrar sempre que a utilização das TIC não deve ser “perfumaria”, como vemos em muitas escolas que repetem o modelo tradicional de emissão de conteúdos usando muita tecnologia e pouca interação/participação/comunicação dos alunos. Acredito no potencial da Internet como meio de inclusão e cidadania que a escola não pode e nem deve ignorar.

      Grande abraço

  2. Gládis,
    Tem um selinho lá no Dicas pra você! Beijos

  3. Oi, Gládis!

    Merecida divulgação; parabéns!

  4. Marcilene

    Oi, amiga

    Quem participa da Comunidade educativa conhece o seu trabalho e tua luta. Luta esta que muitas vezes não é reconhecida dentro do meio educacional.
    Parabéns, Gládis por seu trabalho e por continuar na luta, mesmo com todas as adversidades. Sou sua fã.
    Abraços

    • gladislsantos

      É verdade, Marcilene, existe aí uma grande incoerência. Mas como “Santo de casa não faz milagres e a grama do vizinho é sempre mais verde”, vamos seguindo em frente porque a paixão pela educação é maior do que as adversidades que temos de enfrentar.

      Bjus

  5. Oi, Gládis!

    Parabéns!

    Há um tempão acompanho teu trabalho no Palavra Aberta… Adoro a proposta desse espaço!
    Já disse isso, mas vou repetir: tu e a Marli são minhas referências no uso de blogs na educação!
    Neste ano, estou trabalhando com o magistério (em nível médio) e
    e vou usar um blog para interagir com @s alun@s!
    Quer dizer, vou tentar!

    Abraços!

    • gladislsantos

      Oi Suely,

      É sempre um prazer receber sua visita e já te faço um convite: participar com teus alunos lá do Palavra Aberta. O tema da vez é samba-enredo. Que tal explorar este gênero com uma turma e fazermos um intercâmbio?

      Abraços

  6. Seu trabalho é referência e estímulo para todos nós. A qualidade da reportagem é motivo de orgulho. Parabéns a esses alunos maravilhosos, pois sem a participação deles, nada acontece né?
    beijos!

    • gladislsantos

      Querida, Jenny, obrigada!

      Acredito cada vez mais no uso pedagógico da internet . São tantas possibilidades e é uma pena que há tanta gente que ainda não aproveita nas aulas. Espero que matérias como esta motivem professores que ainda não se sentem seguros ou convencidos de que a internet pode ser uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem.

      Bjus

      Bjus

  7. Oi Gládis

    Não sei se tu reparastes mas, de tempos em tempos os blogs na educação voltam a pauta dos meios de comunicação. Esta semana eu fui contatada para duas entrevistas no tema.

    Depois disso, me peguei pensando sobre o assunto e cheguei a conclusão (aberta e inacabada) de que as nossas experiências precisam ser ampliadas no sentido de aprofundar a teoria que é indissociável destas práticas. De chamar a atenção para os processos que estão incluídos nestas práticas.

    O relato da experiência é o princípio que deve ser seguido desta reflexão sobre a prática, no sentido de termos munição teórica para ampliar o alcance da própria prática.

    Estas matérias sobre o nosso trabalho podem ser o mote para trazermos estas reflexões para a nossa rede de educadores blogueiros 🙂

    bjsss

    Suzana

    • gladislsantos

      Oi Su,

      Tens razão, parece que a mídia redescobre o uso dos blogs educacionais de tempos em tempos. Enquanto isso, a gente segue trabalhando na escola, envolvida com a prática e, confesso, no meu caso, sem o tempo necessário para pesquisar/ refletir com mais profundidade sobre as teorias que devem norteá-la. Este ano, começo a fase avançada do curso Mídias na Educação e ainda não tenho idéia sobre que rumo tomar para desenvolver o projeto de monografia. Penso no Palavra Aberta, mas ainda não sei por onde começar. Tenho lido muitos trabalhos, o teu é uma das referências que, certamente, usarei, mas ainda me falta definir um caminho, uma direção, um ponto de partida, enfim… “Estarei aceitando” sugestões hehehe 😉

      Bju

  8. gladislsantos

    Oi, Su

    Devagar. Já mudei de tema umas duas vezes, mas acho que agora não mudo mais. Será sobre produção textual mesmo, vou entrevistar professores que participaram do Palavra Aberta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s