Revista Espírito Livre

rel001_capaLançado neste mês mais um referencial digital sobre software livre e afins.

“A Revista Espírito Livre vem com a proposta de trazer conteúdo de qualidade, produzido por uma equipe altamente competente e atuante no Brasil e exterior. Terá periodicidade mensal e seu download é gratuito.

A equipe liderada por João Fernando, da Iniciativa Espírito Livre, é composta ainda por Hélio Ferreira na edição de arte, e como colunistas e responsáveis por artigos estão Cezar Taurion (IBM), Alexandre Oliva (FSFLA), Jomar Silva (ODF Alliance), Roberto Salomon (IBM), Edgard Costa (BrOffice.org), David Ferreira (CDLivre), Cárlisson Gaudino, Lázaro Reinã, entre outros. A revista ainda conta com Rodrigo Leão e sua tirinha do Lino e Wino, e Kárlisson com o seu já popular Nérdson não vai à Escola. Eventos de software livre e afins também tem lugar garantido na agenda e em outros locais de destaque da revista. Caso seja responsável por algum evento, entre em contato conosco. A matéria de capa é sobre Computação em Nuvem e a entrevista de estréia é com Pau Garcia-Milà, criador do conhecido sistema operacional web eyeOS.”

fonte: http://www.revista.espiritolivre.org

Clique sobre a imagem para fazer o dowload da revista.

Destaco aqui o artigo escrito pela amiga blogueira Sinara Duarte “Quando o pinguim vai a sala de aula” que apresenta algumas reflexões sobre o uso dos softwares livres na Educação e o conceito de softwares educacionais. Sinara mantém o blog Software Livre na Educação onde apresenta dicas imperdíveis para quem quer aprofundar conhecimentos no uso dos softwares livres na Educação. Para mim é um prazer acompanhar a trajetória desta professora que se auto define como “uma pedagogoa nerd, que não tem formação em computação, nem certificações, apenas (grifo meu) o interesse, a curiosidade e a necessidade de trabalhar com o GNU/Linux.”

Apenas, Sinara? Esta garra e determinação em continuar a aprender sempre mais é que fazem a diferença. Sinara Duarte foi uma das professoras parceiras com quem desenvolvi, em 2006, o projeto de escrita colaborativa O Lugar onde Moro. Conhecemo-nos através do Orkut, quando fiz a divulgação do projeto e passamos a conversar sobre sua realização. Sinara desde o início mostrou-se motivada e, mesmo enfrentando dificuldades de acesso em sua escola na época, conduziu o trabalho de forma brilhante proporcionando aos alunos uma participação expressiva no projeto.

Parabéns, Sinara, pelo caminho que vem trilhando, pelo muito que tem compartilhado e pelas conquistas que merecidamente tem alcançado!

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em professor, software livre

2 Respostas para “Revista Espírito Livre

  1. Opa Gládis,

    Eu tive o prazer de conhecer a Sinara, presencialmente, lá no Latinoware. Ela é assim mesmo, cheia de energia e entusiasmo.

    Não espera, faz as coisas acontecerem! Ativa! Dinâmica! Empreendedora!

    Eu Nos dias que estivemos lá no Latinoware eu renovei meu entusiasmo pra muitas coisas, só em ver como ela dá nó em pingo dágua.

    O melhor de tudo, sempre acessível!

    abs

  2. Sinara Duarte

    Ah, Gladis, obrigada pelo carinho e pela homenagem, mas como ja tinha falado na lista dos blogs educativos, eu sinto-me privilegiada de fazer parte deste grupo tão unido, coeso, dinâmico e principalmente esforçado em mudar a realidade da educação brasileira.

    Agora, Sergio, dar nó em pingo de água, para mim ainda é novidade… kkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s