Revista REP Educação e Terceiro Setor

revistaFoi lançada na semana passada a revista REP Educação e Terceiro Setor. A capa da edição de abril traz o apresentador da GloboNews André Trigueiro. O jornalista, que é pós-graduado em Gestão Ambiental e professor da PUC-Rio, fala sobre o papel da educação na preservação do meio ambiente e aponta o que os gestores de unidades de ensino podem fazer para ser sustentáveis.


A REP é uma revista mensal com legislação e orientações para gestores e profissionais técnicos de escolas, universidades, centros de ensino e instituições do terceiro setor. Após passar por uma reforma editorial e gráfica, o periódico é impresso em papel reciclado e também traz artigos com colunistas convidados, reportagens e entrevistas. A REP está disponível via assinatura e o site da publicação é www.repweb.com.br.


A seguir um trecho da entrevista com André Trigueiro, matéria de capa da edição “Educaçao Verde”.

Revista REP Educação e Terceiro Setor: O consumo dos recursos naturais está caminhando numa velocidade suicida. Catástrofes causadas pelas mudanças climáticas já estão acontecendo e só tendem a piorar. Ao mesmo tempo, cientistas e ativistas ecológicos devem tomar cuidado para não instaurar um pânico geral na sociedade. Como você avalia essa “calibragem” da informação?

André Trigueiro: O alerta é importante. Certos assuntos precisam ser repassados com o apropriado tom de seriedade. É necessário informar sobre a gravidade de certos processos que remetem ao risco do colapso dos ecossistemas. Podemos ser alarmistas. Entretanto, não podemos ser sensacionalistas. Rajendra K. Pachauri, presidente do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), afirmou que temos seis anos para reduzir drasticamente as emissões de gases estufa para impedir que a temperatura média da terra seja elevada mais 2 graus centígrados. Caso isso aconteça, haverá uma instabilidade climática de tal ordem que não seria mais possível estudar o clima. Essa informação tem que ser divulgada com a devida seriedade e com a pretensão de causar alguma ressonância. Tem que vir em destaque e explicar o porquê de ele estar dizendo isso e o que deve ser feito. Porém, não podemos pegar a mesma notícia e colocar a manchete “O fim do mundo chegou!” Um dos vícios da mídia é exagerar na real dimensão da informação para ter boa vendagem. O efeito colateral do sensacionalismo é a perda de credibilidade.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Notícias

Uma resposta para “Revista REP Educação e Terceiro Setor

  1. LUCIANO MOTA DOS SANTOS

    Achei excelente o conteúdo da revista, exista possibilidade de fazer assinatura?

    LUCIANO MOTA DOS SANTOS
    RUA DOM JOSÉ, 126
    SANTO ANTONIO – GARANHUNS – PE
    CEP. 55.293-120

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s