Escola também é lugar de rádio

O rádio apesar de ser uma mídia de fácil acesso e baixo custo ainda é muito pouco explorado na escola. No curso de formação continuada Criação de Podcasts na Escola fiz a seguinte pergunta aos professores: Quem utiliza ou já utilizou rádio na sala de aula ou sabe de algum colega que  use este recurso com os alunos? A primeira resposta referiu-se aos professores de Inglês que costumam usar o rádio para trabalhar músicas com os alunos, mas aqui houve uma confusão com relação ao uso do aparelho e não da mídia. Desfeito o equívoco, a maioria foi unânime em afirmar que nunca havia feito uso pedagógico do rádio, mas alguns relataram que já propuseram atividades aos alunos em que estes tiveram que ouvir algum programa para um debate posterior em sala de aula. Neste caso, os alunos continuam como meros receptores de conteúdo: muda o meio, mas não muda a prática. O que se propõe com a criação de programas de rádio web na escola é que os alunos passem a exercer o protagonismo, exercitando a autoria, a autonomia e  a criatividade através da elaboração e publicação programas de rádio na web.
A produção de podcasts no espaço escolar abre um leque grande de possibilidades educacionais, aproximando alunos e professore. O custo de produção e manutenção é praticamente inexistente, pois há vários serviços grátis para publicação de podcasts. Os programas são produzidos a partir de um computador com acesso à internet e podem ser baixados e ouvidos várias vezes. Além disso, são necessários um microfone e um programa para edição de áudio, como o Audacity, que é livre.
Toda a produção dos programas pode ser feita pelos alunos: da definição das pautas e escrita do roteiro à edição final e publicação na rede.
A rádio web escolar abre  espaço para a divulgação e valorização da produção dos alunos, dos professores e da comunidade. Os alunos podem gravar entrevistas com outros alunos, com pessoas da comunidade, professores ou convidados especiais sobre os mais diversos assuntos e  também divulgar seus talentos artísticos. Quantos de nossos alunos cantam, tocam algum instrumento, escrevem textos, músicas ou poesias que nunca ouvimos? As gravações podem, ainda, contemplar os assuntos curriculares tanto por parte dos alunos como dos professores. Que tal um plantão tira-dúvidas ou um espaço de dicas dos professores e até de revisão de matérias dentro da programação da rádio?

A escolha das músicas também é importante, pois traz à tona discussões sobre direitos autorais e Creative Commons. Apesar de podermos enfrentar alguma resistência dos alunos com relação às músicas que eles não conhecem, encontramos aí uma oportunidade de ampliar-lhes o conhecimento para artistas que disponibilizam seus trabalhos na rede. A rádio web escolar também pode ser um canal de divulgação e valorização dos artistas locais.

Assim como os blogues, as páginas de publicação de podcasts permitem a participação do ouvinte através do sistema de comentários ou ainda por meio de gravações de áudio. Dessa forma, não só os alunos mas também os pais e todos os visitantes tem acesso aos conteúdos publicados e podem interagir ajudando na construção dos programas  com suas opiniões, dúvidas, críticas ou sugestões fazendo com que a  rádio web escolar seja mais um espaço de comunicação e de aprendizagem colaborativa em que o antigo modelo de distribuição radiofônica um-para-todos seja substituído pelo modelo todos-para-todos.

Abaixo alguns momentos dos professores em ação durante o curso:

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

more about ““, posted with vodpod
Anúncios

3 Comentários

Arquivado em educação, ferramentas, mídias, música, podcast, software livre

3 Respostas para “Escola também é lugar de rádio

  1. Oi, Gládis, gostei da dica. No colégio onde trabalho, temos uma rádio, e estou pensando seriamente em utilizá-la como recurso pedagógico. Neste caso, não seria necessário a rádio web, ou o Audacity.

    Bom post.

    Um grande abraço

  2. gladislsantos

    Olá, Michel

    Se a escola já possui uma rádio local acho muito interessante que a use também como mais um recurso pedagógico. A rádio web traz a vantagem da interatividade e de estar acessível aos alunos em qualquer lugar e momento, com a opção de poder baixar os áudios e também compartilhar o trabalho dos alunos na rede.

    Abraços

  3. TATIANA

    OLÁ
    ADOREI O SEU BLOG
    ME INSPIROU E VOU CRIAR O DA MINHA ESCOLA

    TATIANA
    CEI ESPAÇO DA CRIANÇA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s