Educaparty – uma experiência inesquecível durante a CampusParty

Entre os dias 07 e 10 de fevereiro, no Anhembi, SP, tive a felicidade de participar da primeira edição da #Educaparty, evento direcionado à educação, dentro da Campus Party, que é “o maior acontecimento de tecnologias, inovação, entretenimento digital, ciência e cultura digital do mundo.”

Realizado pela Fundação Telefônica com a parceria do Instituto Educadigital, o evento reuniu quase 300 convidados, dentre eles, educadores inovadores, líderes digitais e especialistas da área de Educação e Tecnologia que participaram de uma jornada de aprendizagem especialmente preparada para oferecer inúmeras atividades como palestras, debates e oficinas que nos proporcionaram uma verdadeira imersão nas mais diversas tecnologias que podem e devem estar aliadas à educação.

No dia 07, às 14h, fomos recebidos pela equipe do Instituto Educadigital e Instituto Tellus, no hotel Holiday Inn onde ficamos todos hospedados, e participamos a primeira atividade que foi uma dinâmica de integração tendo como princípio a cocriação. Nesta atividade pudemos interagir com o grupo e refletir sobre o que gostaríamos de aprender durante a Educaparty, já nos preparando para a semana de intensas atividades que se seguiram.

Tivemos também a presença da professora Léa Fagundes neste encontro e ainda uma conversa bastante descontraída com o pesquisador indiano Sugata Mitra, professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University e convidado especial para abrir a EducaParty. Nesta conversa Sugata Mitra fez algumas reflexões sobre como as crianças aprendem umas com as outras e como a escola, muitas vezes, inibe este processo natural de aprendizagem através de seu modelo industrial de transmissão de conteúdos. Para exemplificar, solicitou aos participantes que dessem exemplos de conteúdos que ministrariam no dia seguinte e fez considerações sobre como compartilhar com os alunos a responsabilidade pela busca de conhecimento, deixando que os alunos sejam efetivamente protagonistas no desenvolvimento de sua aprendizagem. Ainda no mesmo dia, à noite, assistimos à palestra de Sugata Mitra no palco principal da Campus Party com grande público.  Suas ideias convidam o professor a repensar seu papel na escola propondo uma parceria com os alunos para juntos aprenderem mais e melhor.

Os dias passaram rápido, muitas vezes, gostaria de estar em três ou quatro lugares ao mesmo tempo. Enquanto acompanhava um debate e twittava destacando as principais ideais, também lia os posts dos colegas que twittavam sobre outro debate que acontecia mais adiante e sobre um assunto também imperdível. Como administrar tanta informação? A vida é feita de escolhas. Então era preciso escolher.  O bom é que os debates ainda podem ser vistos pelo Campus Channnel.

 Como disse o colega Sérgio Lima, que foi um dos “desvirtualizados” (termo que passamos a usar para nos referirmos a quem já conhecíamos e/ou interagíamos em rede e que finalmente conhecemos pessoalmente), só quem esteve lá sabe o que viveu. É impossível descrever a emoção destes encontros e dos reencontros, o carinho e a acolhida da equipe que preparou nos mínimos detalhes esta jornada de aprendizagem da qual participamos.

O próximo post será dedicado aos encontros, reencontros e novos amigos. 😉

Este slideshow necessita de JavaScript.

Desafios da Educação, Desenvolvimento Econômico e Concurso Hackathon. Veja um resumo do segundo dia da Campus Party Brasil 2012. #cpbr5 #vivonacampus

Anúncios

1 comentário

Arquivado em internet, mídias, professor, software livre, tecnologias

Uma resposta para “Educaparty – uma experiência inesquecível durante a CampusParty

  1. Pingback: Resumo de dias de #cpbr5 | Tecnologias & Educação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s