InovaEduca 3.0

No dia 1º de outubro acontecerá o InovaEduca 3.0, 1° Congresso sobre Práticas Inovadoras na Educação em um mundo impulsionado pela tecnologia., um evento voltado para educadores que irá discutir assuntos sobre a educação3.0, além de compartilhar experiências práticas inovadoras para a melhoria da qualidade da educação.

Para introduzir os assuntos que serão discutidos no dia, há um debate online na  página no Facebook: www.facebook.com/inovaeduca3.

Visão Geral

O InovaEduca3.0 nasceu da vontade de repensar a atual forma de educar e projetar um futuro onde professores e alunos criem, inovem e adquiram conhecimento juntos. Como inovar o ensino e fazer com que ele acompanhe as rápidas mudanças do mundo?

Segundo John Moravec, da Universidade de Minnesota, na educação 3.0 o lugar de aprendizagem está além das paredes da escola; crianças e adultos aprendem em qualquer lugar e a todo momento, não somente com os “professores ”, mas com a contribuição de pessoas que tenham algo a ensinar. Essa nova educação exige novas formas de pensar o processo de ensino e aprendizagem.

Para refletir sobre esse desafio, traremos debates sobre o papel do professor neste novo universo, experiências inovadoras e apresentações práticas de educadores e ferramentas para que empresas, governo e instituições de ensino encontrem inspiração na busca de soluções para melhorar a qualidade da educação na Sociedade do Conhecimento do século XXI.

Formato

Esse encontro segue um modelo internacional inovador, conhecido como Camp, em que participantes, via web, sugerem e desenvolvem temas de forma aberta e participativa. Os conteúdos apresentados são pautados pelas discussões e debates que ocorrem por meio das redes sociais.

Serão levantados temas a serem discutidos e escolhidos pelos participantes, que poderão participar de debates e workshops no dia 01 de outubro de 2012 em São Paulo, contando com a participação de especialistas em educação 3.0.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em educação, internet, tecnologias

Uma resposta para “InovaEduca 3.0

  1. Alessandra Pedro

    Prezado(a),

    Gostariamos de solicitar que seja divulgado em seu blog informações sobre a 4ª Olímpiada Nacional em História do Brasil, um projeto voltado aos professores e alunos de todo o Brasil.

    4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

    O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
    O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do Museu Exploratório de Ciências de 01 de junho até 10 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).
    Em 2012, O Museu Exploratório de Ciências custeará, para participarem da final, as passagens de avião das 27 equipes mais bem colocadas em cada estado da Federação (escolas públicas ou particulares) e mais 10 equipes de escolas públicas com a maior pontuação, sendo uma por região do país, e cinco escolas públicas com mais alta pontuação em todo o Brasil, independente de sua região. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes são convidados a permanecer na Unicamp para realizar capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu.
    A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (60), prata (100) e bronze (140) e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.
    A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Rede Globo de Televisão e da Revista de História da Biblioteca Nacional. A última edição, realizada em 2011, inscreveu mais de 65 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 15 e 16 de outubro.
    A ONHB é organizada pela equipe do Museu Exploratório de Ciências e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós graduandos de História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

    Calendário da 4ª ONHB
    Inscrições e pagamento dos boletos: de 01/06/2012 a 10/08/2012.
    Primeira fase: inicia no dia 20/08/2012 e finaliza no dia 25/08/2012.
    Segunda fase: inicia no dia 27/08/2012 e finaliza no dia 01/09/2012.
    Terceira fase: inicia no dia 03/09/2012 e finaliza no dia 08/09/2012.
    Quarta fase: inicia no dia 10/09/2012 e finaliza no dia 15/09/2012.
    Quinta fase: inicia no dia 17/09/2012 e finaliza no dia 22/09/2012.
    Grande Final Presencial: Prova: 20/10/2012
    Cerimônia de Premiação: 21/10/2012

    Inscrições no site: http://www.mc.unicamp.br

    Atenciosamente
    Alessandra Pedro
    Coordenadora Associada Olimpíada Nacional em História do Brasil
    Museu Exploratório de Ciências
    Caixa Postal 6025
    UNIVERSIDADE ESTADUAL D E CAMPINAS (UNICAMP)
    Cidade Universitária Zeferino Vaz
    13083-970 – Campinas – SP
    Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s