Finalizando o curso Tecnologias na Educação – turma 01 de 2012

Como é bom cumprir uma etapa, alcançar um objetivo, concluir um projeto, conquistar um sonho! 🙂
Estamos encerrando o curso do programa Proinfo Integrado “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC“. Foram 4 meses de muito estudo e muito trabalho. Para muitos professores foi a primeira experiência de curso na modalidade semi-presencial. O curso de 100h teve 9 encontros presenciais em que pudemos discutir  os vários temas propostos e também aprender novas ferramentas midiáticas para aplicar com os alunos. A seguir um breve resumo das principais atividades desenvolvidas.
No primeiro módulo “Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola”, a partir da leitura e reflexão sobre os assuntos lidos, os primeiros textos em duplas foram produzidos e publicados no blog do curso. Como atividade prática uma pesquisa sobre as tecnologias utilizadas nas escolas traçou um panorama a respeito da atual existência e utilização das TIC nas unidades escolares. Para apresentar os resultados da pesquisa foi utilizada o primeiro recurso online: o Google Docs.
Também neste primeiro módulo iniciamos o estudo sobre Mapas Conceituais e WebQuests que foram aprofundados no módulo seguinte.
Além dos estudos a distância cada módulo teve também como atividade online a participação nos Fóruns de Discussão. Os fóruns ofereceram uma oportunidade a mais de troca de ideias e interação entre os cursistas.
No módulo 2 “Internet, Hipertexto e Hipermídia” estes conceitos foram estudados e também vivenciados. Os blogs/portfólios dos cursistas foram criados durante o encontro presencial e começaram a ser alimentados com os relatos de aplicação das atividades desenvolvidas nas escolas utilizando os Mapas Conceituais e as WebQuests. Estas metodologias permitiram aos professores exercitarem a autoria e o planejamento de atividades desafiadoras para seus alunos além de vivenciarem a aplicação da teoria em sala de aula. As impressões sobre estas experiências fazem parte dos registros nos portfólios.
Durante o terceiro módulo “Currículo, Projetos e Tecnologias” pudemos aprofundar a reflexão sobre práticas de integração de tecnologias ao currículo.  A partir da leitura do texto “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola” de Pedro Demo, os professores elaboraram um hipertexto e puderam expor suas ideias  através de palavras, imagens, vídeos, apresentações e hiperlinks.
O último módulo do curso “Prática Pedagógica e Mídias Digitais”  permitiu analisar e experimentar algumas possibilidades de incorporar esses meios ao trabalho pedagógico através da criação de jogos digitais e a produção de atividades online utilizando o formulário do Google Docs aliado a vídeos do YouTube.
No Fórum de Discussão os alunos analisaram o panorama de uso das mídias nas escolas e  discutiram a respeito de suas possibilidades como aliadas ao processo de ensino e aprendizagem.
Não posso deixar de ressaltar aqui o empenho e a dedicação dos professores que participaram ativamente do curso com muito comprometimento colocando em prática, na escola, alguns dos recursos estudados. Tenho certeza de que muito mais ainda será desenvolvido com os alunos a partir destas vivências. Mais importante do que o que foi realizado é o que ainda será desenvolvido. Como uma cortina que se abre, o curso revelou várias possibilidades de uso das mídias e tecnologias na educação, provocando a reflexão e a inquietação. Saber do que é possível fazer é o primero passo para que se queira fazer!
Deixo registrado aqui meu agradecimento à Secretaria de Educação que me permitiu a convivência e aprendizagem como tutora deste grupo de pessoas tão especiais, professores que querem e que sabem que podem fazer a diferença na vida de seus alunos.
Obrigada, professores, sentirei saudades de todos, mas continuarei acompanhando o belíssimo trabalho de vocês através dos seus portfólios:
Turma do matutino
Turma do vespertino
Como última atividade proponho uma avaliação dos professores cursistas utilizando o sistema de comentários considerando aspectos como: formato do curso, você como aluno de EAD, conteúdos teóricos e organização modular, atividades a distância, encontros presenciais, aplicação prática com os alunos, conhecimentos construídos, dificuldades encontradas, obstáculos vencidos, atuação da tutoria, material do curso e o ambiente EAD.
Um grande abraço e obrigada a todos pela companhia durante estes quatro meses. Sucesso!

45 Comentários

Arquivado em educação, ferramentas, internet, mídias, professor, tecnologias, vídeo

45 Respostas para “Finalizando o curso Tecnologias na Educação – turma 01 de 2012

  1. No meu ponto de vista, este curso foi muito gratificante. Não só para mim, mais para todos que fazem parte do meu convívio. Pois, tudo que aprendi no curso, tento passar para os alunos, amigos de trabalho e até conhecidos.
    Como ingressei na sala informatizada esse ano e sem ter noção de quase nada, quando veio a inscrição para participar do curso fiquei bastante empolgada, pois seria uma forma de me auxiliar como trabalha em sala. E realmente, o curso supriu minhas dificuldades. Meu único receio era o fato do curso ser presencial, sempre tive um pé atrás com esses tipos de curso, mais foi muito ao contrário, não tive nenhuma dificuldade, pelo contrário o curso me deu muitas ideias e me ensinou como se comporta e interagir em uma sala informatizada.
    Acredito que a partir de hoje, vou ver a tecnologia com outros olhos. Pois aprendi que a mesma, é muito mais do que eu já tinha conhecimento, que quando tenhos um bom auxilio e aprendemos realmente novas formas de trabalhar com a tecnologia ela se torna uma boa aliada. Como foi muito comentado nesse curso, a tecgologia faz parte do cotidiano de nossos alunos e se nós como educadores não nos adaptarmos a esse mundo, nossos educando perderão todo o interesse pelo ensino.
    Saber que posso utilizar a mídia como uma aliada para o ensino foi muito interessante; o descobrir que posso criar um jogo, que posso fazer uma aula online ou até mesmo criar um hipertexto ou um blog foi muito agratificante.
    Ao término desse curso me senti realmente feliz e realizada. Mais acredito que minha caminha não acaba aqui, com este curso. Esse foi o primeiro passo, pois quando se trata de tecnologia, sempre temos que estar nos atualizando e descobrindo novas atividades para estar sempre trazendo a tecnologia para nossas aulas.

  2. Este curso foi muito produtivo e interessante. Apesar de já estar a 3 anos como coordenadora de sala informatizada, pude perceber o quanto ainda há o que aprimorar minhas ações.
    A prof. Gládis, nos serve como exemplo “sem puxa-saquismo”, é muito legal conhecer alguém que não é técnica mas que tem muito conhecimento.
    Em relação ao curso, só tenho a agradecer, foram várias ferramentas exploradas, discutidas exercitadas, não teve como não aprender. A forma como as atividades foram crobradas foram interessantes, ao mesmo tempo que nos dava liberdade, nos chamava a responsabilidade.
    Na minha escola tivemos o privlégio de ter 5 professores fazendo o curso o que permitiu maior interação. Em momento oportuno socializamos com os demais professores e ficaram muito entusiasmado. Os fóruns de discussão sempre teve material riquíssimo que nos permitia refletir sobre a atualidade e nossas ações e oportunizava interagir com os demais professores.
    Neste curso tive a minha primeira oportunidade de autoria, sobre a reflexão do texto Pedo Demo, mostrou caminhos e agora dissemino com quem posso.
    Criar jogos ao invés de destinar tempo de busca nos sites foi muito interessante.
    Poderia destinar algumas várias linhas sobre o curso…VALEU MUITO A PENA, sinto não estar acessível a todos, porém se os demais cursistas sairem com o mesmo sentimento meu, ele será multiplicado!.

    Obrigada Gládys, foi bom sua companhia e parabéns pela forma responsável e dinâmica como conduzistes o processo.

    Liliane Jacinto Zerger

  3. Ser aluna de EAD fez com que minha prática pedagógica como professora de informática tenha uma nova configuração, a impressão mais forte para mim foi que devemos disseminar ainda mais a importância das mídias na escola, atenção especial a nova geração de alunos, e que os professores devam mudar suas posições diante dos alunos.
    Somente com as sementes que plantei já pode-se vislumbrar o movimento da unidade escolar relacionado ao uso do computador como alido na aprendizagem.
    Valeu muito!!!

  4. Este curso foi maravilhoso! Aprendi muita novidade e ampliei bastante o conhecimento sobre mídias educativa. A metodologia do curso é ótima, pois colocar em prática o que se aprendeu é fundamental.
    O material do curso foi bastante útil e enriquecedor. Porque traz textos, vídeos, sites, entrevistas, enfim, uma infinidade de fonte de pesquisa proporcionando um aprofundamento teórico.
    A nossa tutora é uma profissional excepcional, tem uma bagagem educacional fantástica e ajudou a superar todas as eventuais dificuldades encontradas durante o curso.
    Recomendo este curso para todos os professores.

  5. Fabiane Patricia

    Bem, como iniciei na Sala de Informática Pedagógica este ano, o curso foi muito importante para meu enriquecimento. As aulas presenciais foram de extrema importância, já que foi durante elas que aprendemos a usar as ferramentas. Os conteúdos a distâncias reforçavam nosso aprendizado e com certeza nos faziam refletir sobre nossa prática. As atividades propostas durante o curso e desenvolvidas na prática com os alunos mostraram-me o quanto é possível inovar as práticas e trabalhar conteúdos que nem sempre demonstram ser “interessantes”, pois com o uso das Tic há uma dinâmica diferente de trabalho e muito mais atrativa para os alunos. Relacionado a tutoria, sempre fomos muito bem assistidos e esteve pronta para sanar nossas dúvidas. Com certeza o curso me possibilitou uma gama enorme de novas ideias que irá sim melhorar minha prática e torná-la mais atrativa para meus alunos. Espero que, assim como este curso, tenhamos a oportunidade de estarmos nos “reciclando” sempre mais, já que, como discutido, as mudanças são cada vez mais rápidas e não podem estar longe do contexto escolar.

  6. Estou muito satisfeita com o meu aproveitamento no curso. Consegui aprender coisas úteis para poder compartilhar com os colegas e alunos da escola. Penso que a forma como o curso foi organizada ficou excelente, com conteúdos claros e objetivos, encontros dinâmicos e divertidos.
    Gladis, obrigada por dividir conosco seus conhecimentos, vou sentir saudades de todo o pessoal.
    Um grande abraço.

  7. O curso Proinfo Integrado proporcionou novas estratégias para a minha didática, tenho uma visão mais abrangente sobre “Interações em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”.
    Acredito que, a tecnologia é sim uma aliada do educador em todos os sentidos. Por isso, é tão importante dominar bem as ferramentas de busca de informação.
    As aulas do curso tiveram uma metodologia de interação, foram muito produtivas, assim como o material didático que serviu e servirá de pesquisa.
    A tutora Gládis, sempre muito paciente nos ajudou muito durante todo o processo, no presencial ou a distancia, até mesmo na prática com os alunos no ambiente escolar.
    Considero que o Curso Proinfo, atende as novas expectativas ligadas às tecnologias, ajudando-nos como professores mediadores, buscando lidar com as tecnologias e também com as complexidades sociais.

  8. Minha avaliação quanto ao curso é de ótima qualidade, as instalações, o formato do curso também é muito bom, assim como as aulas presenciais que foram bem desenvolvidas e as praticas tiveram um bom resultado com os alunos e professores que entraram na parceria.
    Obrigada Gladis, por enriquecer ainda mais nosso trabalho. sucesso!!!

  9. Esses quatro meses foram de intenso aprendizado e descobertas que abriram novos horizontes…novos olhares a respeito da influência das TICs na educação, no processo de ensino aprendizagem. Atuando na Informática Pedagógica há onze anos pude comprovar através do Proinfo Integrado que a vida é um eterno aprender. A cada encontro um recurso novo, uma nova possibilidade, uma nova luz se acende e ilumina o caminho do saber. E esta luz se propaga velozmente refletindo no trabalho direto com os estudantes e professores, disseminando, contagiando com novas ferramentas que propiciaram tanto aprendizado.
    Este formato de aprendizado (teoria e prática) foi o que tornou significativo este processo de produção de conhecimento. Como aluna procurei fazer o melhor nas produções e aplicações dos recursos estudados. Meu maior obstáculo além dos problemas técnicos foi o tempo, sendo superado com esforço e dedicação.
    Obrigada Gladis pela tutoria realizada com tanto profissionalismo.

    Abraços à todos

  10. Araciara Vieira de Oliveira

    Esse curso foi um grande desafio por esta iniciando nessa área porém, o concluo com grande ssatisfação e muito aprendizado. Todo valeu a pena, os novos amigos, os rsultados obtidos na aplicação do conteúdo na escola e o mais importante termino com outra visão da aplicação da tecnologias.Obrigada professora Gládis pela dedicação. empenho, paciência e amizade.

  11. Gisele Alves Soethe

    Foi um excelente curso no que refere-se ao conteúdo teórico e prático, a tutora conduziu as atividades muito bem, nos orientando e com muita paciência. As atividades com os alunos mostram como a informatica – jogos, pesquisa, blogs – é de fundamental importância na escola e na vida.
    Ao iniciar este curso tinha muitas duvidas a respeito de blogs e outras ferramentas a serem utilizadas pessoalmente e no processo ensino- aprendizagem em informatica, agora a curiosidade inicial foi satisfeita, mas não paro aqui.
    Com as ferramentas em mãos já utilizo com certa facilidade a informática em minhas aulas, tornando-a mais atrativa (apesar de que concorrer com a educação física seja impossível).

  12. Quando decidi ser professora da Sala Informatizada, confesso que me gerou insegurança e muitos anseios. As dúvidas e dificuldades seriam tamanhas. A expectativa de que tivesse um curso de capacitação era grande. Foi a partir disso, e o querer aprender cada vez mais, que me inscrevi no curso “Tecnologias na Educação: Ensinado e aprendendo com as Tics”.
    No início surgem muitas dúvidas, pois ser um aluno de EAD gera muita disciplina com a administração do tempo e comprometimento com os estudos. Procurei estar em dia com as tarefas e leituras para que ao chegar no final do curso a aprendizagem tivesse sido significativa, e foi. A professora Gládis conseguiu organizar os módulos de forma que todos os cursistas conseguissem aprender usar tantas ferramentas que estavam disponíveis na organização do curso.
    No primeiro módulo pude trocar informações e conhecimentos com meus colegas e perceber o quanto precisa ser trabalhado nas escolas as questões do uso das Tics. Ainda temos um caminho longo a percorrer, o importante é continuar.
    Continuando ansiosa par ao que ainda viria, fiquei apaixonada pela WebQuest. Os alunos se empolgaram e ficaram maravilhados com sua pesquisa. Claro que no caminho encontramos dificuldades com a internet nas escolas, entre outros aspectos. Os mapas conceituais também permitiram que os alunos revisassem e aprendesse mais.
    Com o curso pude perceber o quanto é importante buscarmos sempre e estarmos antenados nas mídias e tecnologias disponíveis. Criei meu blog, meus alunos criaram o hábito de visitar deixar comentários. Tudo isso é muito gratificante e fruto de um esforço que venho apresentando com a busca de ampliar meus conhecimentos.
    Gostaria de agradecer a escola por ter dado a oportunidade de estar fazendo o curso e a Gládis pela paciência e sabedoria no momento de nos passar os ensinamentos.

  13. Quero começar falando que foi muito importante pra mim esse curso. Estou a 7 meses na sala de informática e quando aceitei esse desafio na verdade não sabia que era tão difícil trabalhar com as tecnologias da comunicação. Eu só sabia digitar, trabalhar com as ferramentas do windows e fazer pesquisas.
    Conhecer a cada encontro novas ferramentas me deixava muito feliz. Como foi bom aprender a usar o google docs, aprender a publicar no bogger da escola pra mim foi muito importante, porque eu dependia da prof. da tarde.
    Conhecer, fazer e ensinar as ferramentas Web Quest, Mapas conceituais e o Zondle foi maravilhoso! E muito bom realizar uma atividade diferente para nossos alunos ainda mais usando as tecnologias da comunicação e muito desafiado.
    Bom! O que mais gostei foi aprender a fazer o meu blogger. É claro que ele esta ainda necessitando de muitas melhorias. Adorei fazer e publicar cada postagem.
    Posso dizer que ainda tenho dificultade em algumas coisas preciso me empenhar em utilizar o forum de discussão. Prometo que vou me esforçar para melhorar.
    Quero deixar minha admiração para com a nossa tutora Gladis. Ela é muito boa no que faz! Obrigada por esse carinho, você tem muito amor no que faz.
    Espero fazer muitos cursos com nossa tutora Gladis.
    Até a proxima! Que Deus lhe abençoe!

  14. Luiz Fernando Mafra

    O curso se mostrou bastante proveitoso, as ferramentas estudadas são muito uteis paras a aplicação nas escolas, trazem uma gama de recursos que podem ser utilizadas de diversas maneiras, sendo muito simples e de fácil acesso.
    A professora Foi de fundamental importância no andamento do curso, sabendo motivar o grupo e, demonstrando profundo conhecimento das ferramentas estudadas, sou explicar de maneira muito clara a utilização das mesmas. Outro ponto a favor da professora foi a tranquilidade e paciência demonstrada por ela com a maior dificuldade que nós tivemos, as instalações do local das aulas presencias (que por motivos maiores foram alterados durante o curso) e, até mesmo, com os alunos que, por vezes, demonstravam muita dificuldade.
    Numa conclusão, o curso foi muito bom, com uma professora excelente e um grupo de cursista empenhados e entrosados, falta agora somente um novo curso em nível mais avançado! Um obrigado e um forte abraço!

  15. Amanda Nicole Graper Torres

    No decorrer do curso pudemos ver várias ferramentas que podem contribuir para nossa prática e para a aprendizagem dos alunos. Algumas das ferramentas inclusive são fáceis de usar e simples, mas que podem enriquecer muito as aulas.
    Os recursos que utilizamos não serão utilizados somente por nós, mas também podemos passar para os colegas. Pois por mais simples que sejam as ferramentas e os recursos, fazem com que os alunos se interessem mais no trabalho desenvolvido.
    Que mais professores possam participar e aprender com esse curso que contribui muito para melhorar nossa prática.

    • O formato do curso também contribuiu, pois já temos tantas tarefas diariamente e como foi feito ajudou para realizarmos as tarefas do curso. As atividades que realizamos com os alunos foram ótimas, gostei muito de realizá-las e ver o resultado deixado pelos alunos.

  16. Sempre fui uma pessoa que gosta de novos desafios e vi na sala informatizada uma forma de realizar algo diferente como profissional e pessoa. O curso Proinfo a princípio me assustou pela duração pois acabara de iniciar na sala informatizada de minha escola. Não foi fácil ter de repor todas as aulas que deixei de dar para poder participar do curso. Valeu a pena. Faria tudo novamente pois a quantidade de informação, veículos, mídias, texto entre outras coisas que aprendi a utilizar foi incrível. Material de qualidade, tutora excelente que fez com que eu buscasse ainda mais meios de melhorar o blog da escola e o meu. Quero destacar que para mim, entre coisas super bacanas que aprendi a fazer, o que mais me ajudou foi a Webquest. Coisinha legal de fazer com os alunos hein?! Apesar da longa duração do curso (para minha disponibilidade) ter me assustado no início, confesso que agora da uma sensação de “e agora?”. Desejo que possamos nos reencontrar em outro curso! Gladys, obrigada! Thanks!

  17. esse curso foi uma experiencia impar pois é minha primeira experiencia como professora de sala de informatica pedagógica e começar com um curso tão bom quanto esse é tudo de bom! em todas os meus comentários mencionei a minha dificuldade em aplicar as atividades com a minha turma de Ed.Infantil até porque o curso é direcionado para o ensino fundamental, porém os conhecimentos adquiridos me ajudaram muito a ajudar minhas colegas de trabalho a sanar suas duvidas quanto ao uso do computador, a criar seus blogs, fazer pesquisas eficientes na internet. minha avaliação é a melhor possivel, o ambiente era adequado, os horarios muito bons, mas o melhor com certeza foi a professora que o ministrou, dinâmica, paciente, colaborativa, enfim fez toda a diferença. vou sentir falta desse curso, mas vou ficar de olho nos blogs dos colegas e ver com estão. legal, valeu.

  18. Nunca fui muito a favor de cursos a distancia, mas pude dizer que aprendi muito nesse curso, semi-presencial. Este formato e organização que a cada aula vinha crescendo e fazendo com que nós alunos nos desenvolvessem mais, agregou e muito. Claro que foi preciso a minha dedicação nas leituras e nas tarefas (exercicios a distancia), que por sinal poderiam ser mais, achei esta parte bem tranquila. Os conteúdos teóricos, o livro é uma apostila riquissima, que guardarei ou melhor utilizarei muito, tem ideias e indicações a se considerar e muito. Mas nada mesmo como os encontros presenciais sempre com novidades e tempo adequado para cada atividade, eram momentos gostosos que poderiam ser repetidos muitas vezes, inclusive uma indicação para as próximas turmas, serem mais aulas presenciais, principalmente se tiverem como tutora a professora Gládis, ela mostra que realmente gosta do que faz, ela se empolga muito mais até que a gente que está iniciando, além do que é paciente. Eu também gosto muito de todo esse universo, onde achei que tive poucas dificuldades em programar os exercicios propostos, minha dificuldade era quando eu queria colocar coisas a mais que não tinham sido ensinadas em sala, sei que “mandei algumas mensagens de duvidas” para a professora. O que ainda pode ser melhorado são as máquinas do laboratório, muito fracas e antigas, no qual dificultava muitas vezes as atividades planejadas. Mas no mais já estou ansiosa para fazer a 2ª etapa, e compartilhar com os professores colegas de trabalho as ideias aprendidas e sugeridas no TICS. Obrigada!

  19. O curso foi de muito proveito. Aprendi em todos os módulos e em cada um deles aproveitei o máximo que pude, tirando todas as dúvidas e sendo sanadas com eficiência e eficácia pela professora Gládis.
    O que percebi durante o curso foi que, por ser a distância, dependia também do meu esforço em estar envolvido com o estudo da apostila ou através do cd, independente do que utilizasse, quanto mais me aprofundava, mais tinha clareza das ferramentas e dos objetivos que elas propunham.
    Esse trabalho todo está tendo um excelente retorno, pois estou podendo levar para a sala de aula e mostrar aos professores que é possível sim, inovar e renovar com as tecnologias o processo de ensino e aprendizagem.
    Outro fato a pontuar é que com este curso monstrou que há muito ainda a descobrir e que depende de mim estar conectado e quem estou conectado, minhas escolhas na internet determinaram a minha prática educativa, falando isso em educação. Precisamos ter então uma postura de pesquisadores, de analistas, de verificadores não só esperando receber, mas também prontos a buscar e a criar.
    A Internet é comparada a um mar imenso e cheio de mistérios, cabe a nós quebrarmos paradigmas, abrirmos mãos dos velhos hábitos e ampliar o horizonte, senão fosse assim, com certeza até hoje as Américas não teriam sido descobertas!! Obrigada pela oportunidade!

    • Gostaria de deixar registrado também, o meu profundo agradecimento a excelente cursista Andréia Maria do Prado da Cruz, que com muita paciência e dedicação também contribuiu para meu aprendizado. Sua competência e comprometimento me permitiram tirar dúvidas importantes e enriquecer minha prática pedagógica.
      Parabéns por seu esforço e generosidade.
      Um forte abraço!
      Ilma de Souza Alves
      Quando recebi o convite para trabalhar na sala informatizada confesso que fiquei preocupada e insegura com tudo que estaria por vir. Era um novo mundo, uma prática bem diferente, eu teria que vencer desafios e abraçar o novo. Logo no início já fomos convidadas para participar do curso “Tecnologias na Educação: Ensinado e aprendendo com as Tics”, desde então a cada encontro fui me sentindo mais segura e abrindo novos horizontes.
      A professora Gladis com muita responsabilidade, organização e paciência soube proporcionar ao grupo, momentos de grandes aprendizados.
      A interação com os demais cursistas também proporcionou a cada encontro novas descobertas e mesmo a distância, lendo as discussões nos fóruns, nas dúvidas e na troca de e-mails cada vez mais todos aprendiam.
      Apliquei o mapa conceitual com alunos do 9º ano, uma experiencia incrível, pois sempre questionei se conseguiria realizar um trabalho com alunos maiores, já que sempre atuei no fundamental 1 . Deu muito certo, confesso que me senti segura e muito feliz em poder contribuir com a turma que solicitou consideravelmente minha ajuda. Alguns alunos não possuíam Email e a construção foi realizada em vários momentos.
      Realmente penso, que posso e devo aprender mais, aprofundar minhas leituras e por que não participar de um próximo curso para me aperfeiçoar.
      A nossa grande Mestre, elogios, agradecimentos e votos para que continue por muito tempo disseminando seus conhecimentos.
      Muito obrigada pela oportunidade!
      Um forte abraço.

  20. Tiago Trento

    Gostaria de deixar registrado minha satisfação em ter concluído o curso com novas ferramentas importantes a serem utilizadas no ambiente escolar e na própria vida pessoal. Confesso que fiquei um pouco quanto angustiado no início, devido a incidentes quanto a aplicação das atividades na escola, porém tudo é um aprendizado. Gostei de conhecer todas as ferramentas e atividades, porém a que mais está me auxiliando e que não conhecia é a publicação de arquivos por meio do google Docs.
    Quero parabenizar a nossa tutora, Gládis, pelo empenho e dedicação durante o curso e pelo estímulo e reconhecimento de nossos trabalhos.
    Um forte abraço e muito obrigado!

  21. Ilma de Souza Alves

    Ilma de Souza Alves

    Quando recebi o convite para trabalhar na sala informatizada confesso que fiquei preocupada e insegura com tudo que estaria por vir. Era um novo mundo, uma prática bem diferente, eu teria que vencer desafios e abraçar o novo. Logo no início já fomos convidadas para participar do curso “Tecnologias na Educação: Ensinado e aprendendo com as Tics”, desde então a cada encontro fui me sentindo mais segura e abrindo novos horizontes.
    A professora Gladis com muita responsabilidade, organização e paciência soube proporcionar ao grupo, momentos de grandes aprendizados.
    A interação com os demais cursistas também proporcionou a cada encontro novas descobertas e mesmo a distância, lendo as discussões nos fóruns, nas dúvidas e na troca de e-mails cada vez mais todos aprendiam.
    Apliquei o mapa conceitual com alunos do 9º ano, uma experiencia incrível, pois sempre questionei se conseguiria realizar um trabalho com alunos maiores, já que sempre atuei no fundamental 1 . Deu muito certo, confesso que me senti segura e muito feliz em poder contribuir com a turma que solicitou consideravelmente minha ajuda. Alguns alunos não possuíam Email e a construção foi realizada em vários momentos.
    Realmente penso, que posso e devo aprender mais, aprofundar minhas leituras e por que não participar de um próximo curso para me aperfeiçoar.
    A nossa grande Mestre, elogios, agradecimentos e votos para que continue por muito tempo disseminando seus conhecimentos.
    Muito obrigada pela oportunidade!
    Um forte abraço.

  22. Cláudia Peller

    Quando soube do curso fiquei bastante animada, pois tenho uma curiosidade muito grande na área principalmente a utilização de recursos e a atualização do mesmo. Recebemos o material que é de 1ª qualidade e então iniciamos o curso, minha reação foi de medo, será que conseguiria colocar tudo em prática o que iriamos aprender???? Simplesmente foi apaixonante. A cada módulo realizado era uma satisfação por ter vivênciado e ter dividido com outras pessoas. O local e localização foi bem escolhidos, dando oportunidade para que todos chegassem sem problemas. Sou alfabetizadora nas 40 horas e pude interagir com meus alunos todos os recursos sem problemas, fazendo adaptações naquilo que era preciso e nossas aulas se tornaram mais e alegres e dinâmicas,pois sempre levava uma novidade para eles. Utilizar as mídias na alfabetização deu um toque especial e o resultado foi surpreendente. As dúvidas e suporte durante todo o curso foi ministrado muito bem pela Gládis, pessoa notável. Enfim, continuarei conectada a tudo e as todos e tentando fazer o meu melhor na “Era Didital”.

  23. Tania Regina Valadão

    Achei o curso muito proveitoso, pois como sou professora nova na sala de informática aprendi várias ferramentas que serão úteis na sala de informática pedagógica. Nas atividades realizadas como o Mapa Conceitual e a Web Quest que realizei com meus alunos , fiquei encantada e os alunos também. Me realizei quando criei o meu Blog, fiquei muito entusiasmada, pois agora posso compartilhar minhas atividades e relatos daquilo que realizo com meus alunos, atividades das quais ficavam a quatro paredes, na sala de aula.
    Tenhho certeza que a partir de hoje, terei mais envolvimento com a tecnologia pois a cada pesquisa a cada aprendizado me sinto mais fascinada. Como escutamos muitas vezes a tutora do curso nos comentar,” a tecnologia faz parte do cotidiano, de nossos alunos e de nós como educadores “.
    Sabendo agora que conquistei alguns aprendizados neste curso me sinto mais segura em utilizar a mídia , criar jogos criar, hipertexto e alimentar meu blog com atividades realizadas por mim e pelos meus alunos.
    Sinto muito , que o curso esteja terminando, pois agora sei que devo galgar novas experiências, mas me sinto realizada e feliz com o que aprendi, e mais entusiasmada para buscar novas experiências sobre a mídia.
    Agradeço a Gládis por ter paciencia e muita criatividade em estar nos proporcionando momentos maravilhosos de aprendizagem e compartilhamento.

  24. Este curso me surpreendeu: sempre fiquei apreensiva com EAD, pois era algo que nunca havia participado. Gostei muito pois com nossas correrias o EAD facilita e muito (desde que sejas responsável a prazos) o aprendizado. O material utilizado é excelente pois gerava uma reflexão que nós precisamos como professores, cotidianamente fazer: pensar e repensar nossas ações! Desta forma, o curso ( e a profª ) sempre desafiou nossas ações, e é isto que nós devemos receber: apoio, incentivo para nossas aulas. As ferramentas aqui apreendidas certamente irão acompanhar-me nos planejamentos… melhor ainda, é aplicá-las: ver o aluno (a) participando ativamente empolgando-se na conclusão da mesma… é maravilhoso, é gratificante! Claro, algumas dificuldades sempre irão aparecer: internet lenta, manutenção da mesma ou dos computadores… são estruturais mas quando se tem apoio de colegas as coisas vão se encaixando e dando certo!
    A atuação da profª Gládis foi excelente: sempre animada, desafiando-nos e auxiliando quando necessário… faz jus a tutoria deste tipo de curso, precisamos de profissionais deste gabarito para nos orientar.
    Espero que muitos outros cursos venham para incentivar e aprimorar nossas ações pedagógicas sentirei falta das trocas de experiências… mas por enquanto, muito obrigado pela oportunidade!

  25. Nélia E. W. Engster

    Nestes encontros não me senti aluna, mas aprendente. Foi uma sensação de aprendizagem muito diferente, interessante! Fui presente, perguntei, busquei e me superei porque esta é uma área que me serve muito como ferramenta básica (digitar provas, fazer PPTs, etc.), mas, até a participação do curso, não me impulsionava a novas busacas. Essa foi uma grande conquista!
    Considero o trabalho no sistema EaD uma alternativa muito interessante porque aproxima as pessoas, permite trocas e estimula o conhecimento. Além disso, a aprendizagem no sistema EaD pode ser tão significativa quanto a presencial porque a premissa de que quem faz a diferença na qualidade do curso, é o cursista é muito verdadeira.
    A Gládis, enquanto professora mediadora, sempre nos esclareceu sobre as possibilidades e usos das TICs, mas, melhor do que isso, fez o grupo entender que o uso das ferramentas dependia do interesse e do uso que cada um faria das mesmas. Ficou claro e comprovado, para mim, que quanto mais pesquisava e estudava, mais queria fazê-lo. Isso mosta também que o que aprendia no curso me deixava motivada a usar as ferramentas fora do mesmo.
    A organização curricular, prevista em módulos, permitiu aprendizagens bem significativas onde foi possível aprender de forma crescente, encadeada e organizada. Nesse quesito, a professora sempre foi muito cuidadosa. Suas intervenções sempre foram muito didáticas, permeadas por uma atuação cautelar e paciente.
    Estou feliz porque o curso acabou, afinal, o mesmo exige um tempo significativo de dedicação; mas, mais feliz estou porque me inscrevi por vontade própria e gostei da escolha que fiz! O curso é excelente e já recomendei para vários colegas da rede.
    Obrigada Gládis por todas as vivênsias de ensino e aprendizagem destes quatro meses.
    Grande abraço, carinho e muita admiração pelo seu trabalho!

  26. Claudia Cristiane Klitzke Costenaro

    O curso foi muito bom ou melhor ótimo, aprendi muitas ferramentas que pude desenvolver com os alunos , o legal é que, é fácil tanto para o professor como para o aluno. Fiquei tão empolgada que tive a oportunidade de repassar para os professores de minha escola sobre blog e webquest e o retorno foi ótimo, pois as aulas ficaram mais criativas, os professores ficaram mais envolvidos nas aula da sala informatizada. Como já havia dito apliquei algumas das ferramentas que aprendi, o mapa conceitual que ajudou os alunos a organizarem o seu conhecimento, a webquest que direciona a pesquisa na internet e o blog que achei o máximo, garanto que não irá faltar oportunidades para continuar aplicando. Se o resultado foi ótimo é porque tivemos uma ótima tutora, apresentou teoria com prática e ministrava muito bem as aulas. É importante termos cursos assim, que incentiva o uso da tecnologia de forma desafiadora com os nossos alunos!!! Obrigada e um grande abraço!!!

  27. solange pereira schultz

    Quando iniciei o curso não acreditei que chegaria até aqui, porém ao longo do mesmo e a cada tarefa realizada a empolgação era grande.
    Agora no final do curso, meu sentimento é de tristeza. Sentirei falta deste tempo destinado para nosso aprendizado, das amizades e também de nossa tutora Gladis, que se mostrou muito dedicada e atenciosa em querer nos repassar seus conhecimentos. Agora é dar continuidade no que nos foi repassado e procurar aprender através de pesquisas e troca de ideias entre os cursistas. Até uma próxima vez e que venham mais cursos como este!Um abraço

  28. Considerações finais sobre o curso:
    • Gostei muito do formato do curso semi-presencial porque você não se sente tão desamparado como num curso só a distância e nem tão preso como nos cursos presenciais. O acompanhamento do tutor “ao vivo” é importante para esclarecer dúvidas e incentivar os alunos a perseverarem.
    • Me considero bastante disciplinada na participação de cursos, me policiei para não deixar tarefas atrasadas e levava a apostila pra todo canto, lendo-a sempre que me sobrava um tempinho. Minha participação nos fóruns não foi tão frequente, mas procurei expressar minhas opiniões sempre que as achava relevante.
    • Nossos encontros presenciais foram sempre recheados de atividades e estudos, a manhã passava voando e sempre que saía dos encontros percebi que havia aprendido algo novo. Além do conteúdo da apostila, a tutora Gládis sempre procurava trazer alguma ferramenta diferente, com a qual pudéssemos trabalhar com nossos alunos.
    • Os fóruns eram muito instigantes e nos fizeram refletir sobre nossa prática, então você ao mesmo tempo que aprendia, fazia uma avaliação da sua prática e isto me deixou muito incomodada…percebi que preciso mudar e melhorar muito ainda minhas aulas para tornar meus alunos mais autores de sua aprendizagem. Para isso vou tentar por em prática os conhecimentos adquiridos no curso para melhorar a cada dia e motivar meus professores a inovarem em sua prática, utilizando as diversas mídias disponíveis beneficiando nossos alunos com aulas mais interessantes e atuais.
    • Um recado especial para Gládis (nossa tutora):
    Gládis adorei o modo como você encaminhou as atividades do curso, sempre resgatando aqueles que pensavam em desistir, sempre buscando atividades, mensagens, textos e conteúdo extra para nos dar mais ferramentas para o dia-a-dia.
    Sentirei saudades do curso e de você, parabéns por sua postura impecável durante os encontros e por atuar como nossa parceira e não como alguém hierarquicamente superior. Sucesso sempre!

  29. Eucleia Rosiani Winter

    Este curso foi muito desafiador para mim pois eu não tinha muita prática no uso dessas tecnologias. Gostei muito, valeu a pena ter participado deste curso pois me ajudou muito no desenvolvimento do meu trabalho. Gostei muito do mapa conceitual e da webquest, que desenvolvi com os alunos, que também gostaram. Compartilhei o mapa conceitual com os professores da minha escola que também gotaram de desenvolver.
    Este curso é de grande importância para o desenvolvimento do meu trabalho. Adorei trabalhar com blog não só eu mais também meus alunos.
    Meus agradecimentos a professora Gladis por seu empenho e dedicação conosco. Valeu muito a pena. Um abraço a todos.

  30. Se alguém quiser visitar meu blog fiquem a vontade. Um abraço!

  31. O aprimoramento que este curso possibilitou foi importante pois estive nesses meses em contato com as ferramentas tecnológicas sabendo que não há mais como voltar a trás no uso da tecnologias. E que bom, que não há possibilidade de retorno pois, assim me me atualizo . O material disponibilizado no curso é ótimo e nos faz buscar, estudar e estar em constante aprendizado. Perdi um pouco do receio que tinha no uso das ferramentas tecnológicas, me sinto mais segura para realização de outras atividades que necessitem a utlização das TICS. Acredito que seria importante que outros profissionais da escola também realizassem o curso, estariam mais seguras na utilização. Minha dificuldade foi grande em realizar as tarefas devido a não estar em sala informatizada, pois como orientadora educacional é dificíl para conciliar o tempo e dispensa para cumprir a frequência entretanto valeu a pena . Parabenizo você Gladis pela paciência no ato de ensinar, pela ética no ato de cobrar e dinamismo na forma de repassar o conteúdo.

  32. : formato do curso, você como aluno de EAD, conteúdos teóricos e organização modular, atividades a distância, encontros presenciais, aplicação prática com os alunos, conhecimentos construídos, dificuldades encontradas, obstáculos vencidos, atuação da tutoria, material do curso e o ambiente EAD.

    Este é o primeiro curso sobre utilização das TIC’s que eu participo e confesso que adorei. Como professora utilizava algumas ferramentas, mas era uma utilização sem muitas inovações. Por meio das atividades do curso, tive a oportunidade de aprender novas ferramentas, novas funções e de inovar as minhas práticas, principalmente em relação aos jogos, pelo simples fatos de não precisar mais ficar procurando e sim de construir um jogo que atenda exatamente ao meu objetivo.
    A criação e a utilização da Webquest foi muito interessante, pois, por meio dela, a aula na sala de informática fica com uma excelente sequência didática, o que ajuda a não dispersão da atenção dos alunos.
    Em relação ao blog, sinto por não ter aprendido a utilizá-lo antes, é uma ferramenta FANTÁSTICA!. Ainda a estou descobrindo, porém o que já aprendi, me auxiliou muito durante as minhas aulas e meus alunos adoraram visitá-lo.
    Algumas dificuldades que eu encontrei durante a realização do curso foram em relação a organização do tempo e em relação a internet da escola.
    As dificuldades encontradas para fazer as tarefas do curso foram facilmente e rapidamente sanadas durante as aulas presenciais ou então pelo blog do curso.
    Gostaria de participar de mais curso que envolvessem as TIC’s, pois, há muitas coisas para serem aprendidas e sozinha a tarefa é muito mais difícil.

    Obrigado pela atenção e pela dedicação.

  33. Este ano ingressei na sala informatizada e confesso que fiquei apreensiva com esse novo desafio. Foi uma ótima oportunidade para aprender e compartilhar novas vivências com meus colegas professores e meus alunos. Quando surgiu a oportunidade de participar do EAD fiquei mais aliviada, porque vi, nesse curso, uma grande oportunidade de aprendizagem. Todas as tarefas que apliquei com os meus alunos foram produtivas. Vi neles o entusiasmo para a execução das atividades propostas e a minha satisfação pessoal por poder proporcionar um novo desafio. Quero agradecer pela oportunidade de ter participado e a Gladis pelo entusiasmo e profissionalismo que conduziu o curso.
    Um abraço!

  34. Pois bem, sou suspeito em falar de informática e de tecnologias nas unidades escolares sempre gostei sobre o assunto e tudo que leva a esse caminho…. fico triste que acabou apesar de não ter me empenhado muito por problemas pessoais e também por problemas de internet na escola mas na medida do possível fui fazendo e aplicando as atividades com o máximo de atenção… aprendi muitas coisas novas que contribuíram para as minhas aulas que infelizmente não estou mas dando aula de matemática no regular para enfrentar esse sonho meu desde que ingressei na rede municipal… estou adorando e aplicando todas as novidades vistas no curso e tentando convencer meus companheiros a fazer uso dessas ferramentas. Tarefa árdua mas proveitosa e de alto grau de conhecimento… aprendi a viajar pela internet não só para pesquisas e jogos como também na construção de jogos, webquest e todas as outras que nos fizeram pensar e suar muitas vezes senti um pouco por não estar no período regular e que ainda os diretores evitam o uso dos laboratórios no eja, isso tive uma grande dificuldade nas aplicações mas com a ajuda dos meus companheiros de trabalho consegui mesmo que parcialmente aplicar as tarefas e muito mais que aplicar foi aprender com elas …. claro que por gostar de informática muitas coisas já conhecia mas com o tempo a gente acaba se bitolando e não reaproveitando (reciclando) seus métodos como por exemplo a webquest que já havia participado de outros cursos mas agora que vi a aplicação mais empolgante e significativa como também os drives virtuais e a atividade de formulário que usarei na próxima semana com meu ensino médio e passei para outros professores.
    Adorei o companheirismo dos professores que participaram do curso tanto nas aulas presenciais ajudando uns aos outros como nas atividades a distância que por meio as mídias trocavam ideias e informações que facilitavam nas aplicações e nas atividades do curso.
    Agradeço em especial a professora Gládis que com toda sua calma e sabedoria soube contornar as dificuldades com mudança de local, falta de suporte e todas as outras que por outros motivos atrapalharam as atividades e como dizem os brasileiros “sempre se dá um jeitinho” e sabiamente ela sempre dizia “trazem seus notes se possível” e que nos ajudou muito.
    Agradeço a todos que me aturaram e que ajudaram a motivar e continuar o curso com palavras de autoestima e de carinho e afeto.

    Vamos todos colegas para que nossa profissão não perca seu valor e seu respeito.

  35. Este curso me fez refletir sobre minha prática pedagógica, a forma que eu elaborava meus planejamentos e pensava que conseguiria alcançar meus objetivos, ficava frustrada por meus alunos não aprenderem o que eu planejava, hoje vejo o quanto estava acomodada, hoje tenho ideias que até eu me assusto e penso, será que vou conseguir? Estamos em uma era digital, acompanhar os nossos alunos é um desafio enorme.
    Participar deste curso foi maravilhoso, pois não sou professora de sala informatizada, atualmente estou com duas turmas de 2º anos, então aprender a elaborar um mapa conceitual, uma webquest e aplicar com turmas de alfabetização foi duplamente desafiador, pude perceber o quanto as nossas crianças estão prontas a receber algo mais de nós.
    Criar um blog e poder compartilhar com meus alunos trabalhos práticos e usando uma ferramenta diferente que chama a atenção deles e a minha também claro, pois ter um blog é fantástico, estou muito feliz,
    A minha grande dificuldade foi aprender a trabalhar sozinha, é a primeira vez que faço um curso semi presencial, estudar a distância, aprender as se organizar com horários foi um pouco trabalhoso, sou muito visual e dependente, muitas dúvidas surgem quando você está elaborando um novo trabalho, tirar dúvidas on line foi algo novo pra mim, não poderia deixar de agradecer de forma especial a Andréia, que me ajudou muito nos momentos de aplicar as atividades propostas pelo curso.
    O material fornecido para o curso foi ótimo, pois a leitura dos textos e a reflexão dos mesmos foi muito proveitoso, as indicações de entrevistas, vídeos foi válida para aprofundarmos nossos conceitos adquiridos.
    Agradeço a Gládis por dividir conosco um pouco de seu imenso conhecimento com as TICs. Agradeço também a todos os professores que participaram do curso, principalmente aqueles que troquei experiências no fórum e aprendi muito. Abraços, até a próxima.

  36. A cada dia que experimento essas novas ferramentas tecnológicas, percebo que a nossa prática pedagógica tende a cada vez mais ser rica e útil para os nossos alunos. A minha participação nas atividades desenvolvidas no curso foi interessante e ao mesmo tempo prazerosa, pois me colocou sempre em desafio desse “novo”.
    O curso Proinfo Integrado, me encaminhou a ter uma relação muito boa com meus colegas de curso, pois dentro das atividades presenciais e EAD, pude aprender e também contribuir nos fóruns, onde as participações eram grandiosas e os comentários proveitosos e, a partir daí a construção de conhecimento também ocorria.
    Vou continuar a buscar novas propostas e, mesmo com a finalização deste curso, vou buscar ainda mais dentro do que aprendi. Gostaria que tivesse mais cursos nesta área.
    Abraço…

  37. Este curso foi desafiador! Aceitamos a formação continuada com empolgação e vontade de aprender novas ferramentas. Um dos pontos positivos foram as aulas semi-presenciais que contribuiram para realizarmos as tarefas com mais qualidade e calma. As discussões sobre o papel do professor e a tecnologia também forma de extrema importância, pois possibilitou a reflexão da nossa prática pedagógica. No decorrer do curso, trocamos experiências, tiramos dúvidas com a Gládis que nos orientou maravilhosamente! Muito obrigada por esta oportunidade de enriquecer nossa prática pedagógica!

  38. Quando recebi a proposta para trabalhar na sala informatizada fiquei um pouco ansiosa, pois percebi que teria um grande desafio pela frente,. Afinal não possuimos formação nesta área, sabemos usar algumas ferramentas, porém se faz necessário aprender, para poder ensinar. Quando surgiu a oportunidade de realizar o curso, fiquei muito feliz.
    Hoje ao refletir sobre tudo que aprendemos durante o desenvolvimento do curso é muito gratificante, pois o crescimento é notavél e certamente continuarei colocando as atividades que aprendi em pratica.
    Gostei de todas as atividades, mas a que achei mais relevante foi a WebQuest, pois o trabalho com os alunos surtiu resultados além do esperado.
    Não posso deixar de comentar sobre como achei importante a criação de um blog para cada cursista. Pois os alunos adoram realizar as atividades no blog ou olhar as fotos e comentários atividades que eles realizaram e os pais dos meus alunos também acessam em casa para conferir as postagnes.
    Gostaria de parabenizar nossa tutora, Gladis, pois durante todo o curso foi muito prestativa e dedicada. Obrigada.
    Deixo a sugestão da criação deste cursopara o nível 2., pois eu gostaria de continuar…

  39. Antonia E. da S. Eichendorf

    Quando resolvi fazer o curso, eu esperava algo dinâmico, prático, novo e aplicável. E foi isso que eu encontrei. A cada encontro surgia uma nova e interessante atividade. Realmente aprendi muitas coisas diferentes e todas totalmente aplicáveis e ao alcance dos nossos alunos. Gostei muito dos fóruns, surgiram muitas discussões e com isso o aprendizado ficou mais significativo. Fomos muito bem assistidos pela Gládis, o material de estudo foi ótimo e pelo número de encontros que tivemos, achei que a produtividade foi excelente. Esse curso realmente acrescentou muito à minha prática pedagógica e mostrou-me que as tecnologias são nossas grandes aliadas. Obrigada a Gládis que nos orientou e a todo o grupo que demonstrou muito entusiamo e dedicação!

  40. Pingback: Formação continuada docente – relato de uma experiência | Gládis Leal dos Santos

Deixe um comentário

