A presença da literatura no mundo infantil

 

?????????????????????????????????????????????????????????????????????

Muitos pais tem a preocupação de despertar nas crianças o gosto pela leitura. É um sentimento válido e que pode render um interesse para o resto da vida. Em meio às inúmeras opções hoje em dia de divertimento, como games, internet, shoppings e televisão, a leitura corre o risco de ficar ameaçada se não for direcionada com a importância que tem na construção do indivíduo.

A presença dos pais nesse processo é primordial e não precisa ser de maneira forçada. A literatura infantil tem um leque bem variado e não é difícil encontrar um assunto que crie interesse na criança. Não há como negar a importância da leitura para uma boa escrita, enriquecimento de vocabulário, facilidade de interpretação e desenvolvimento pessoal.

A criatividade é uma forma de chamar a atenção dos pequenos para ler e o motivo está em várias situações. Cada momento pode ser direcionado a uma leitura, uma viagem com as crianças nas férias para conhecer novas cidades pode se tornar um momento para explorar assuntos ligados a vegetação e clima. O gosto por animais é um motivo suficiente para ler histórias em que bichinhos são os personagens, ou temas como higiene, lidar com sentimentos etc.

A hora de ir dormir, tradicionalmente também dedicada à leitura pelos pais, não deve ser substituída pela TV, mas cuidada pelo pai ou mãe, como um momento de interação com a criança, principalmente para driblar o problema com a falta de tempo.

Quando Cecília Meireles publicou pela primeira vez a obra Ou isto ou aquilo, em 1964 utilizou recursos que valorizou o olhar das crianças em relação a situações enfrentadas diariamente, como escolhas e medos. O livro é dividido em poesias, com uma musicalidade nos versos que ajuda e seduz a criança à leitura. Uma obra essencial na pequena biblioteca de uma criança.

Vinícius de Morais, tão reconhecido pela obra musical, deixou também na literatura sua marca de talento. O conjunto de poemas A arca de Noé, feito para seus filhos, foi lançado em livro anos depois de ser escrito. As poesias posteriormente foram musicadas e lançadas em CD. A Arca de Noé reúne 17 poemas e embalou muitas gerações.

Autores contemporâneos dedicam à escrita para os pequenos leitores como é o caso de Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Eva Funari, Bia Bedran, entre muitos outros. Até histórias em quadrinhos podem ser também uma ferramenta de aproximação para leitura, como no caso das produções de Ziraldo e Maurício de Sousa.

Uma obra infantil pode se tornar facilmente o livro que permanece na memória da infância, até porque todos nós temos aquele livro que marcou nosso tempo de criança. Basta abrir espaço entre o mundo da brincadeira e o da literatura, ambos tão ricos e fundamentais.

Como você incentiva seus filhos a ler?

Por Roberta Clarissa Leite

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em educação, publipost

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s