Clipping

Entrevista para a revista Presença Pedagógica – julho/agosto de 2015

Blogs: para ensinar e aprender

Entrevista para o site Conxão Zuggi – março de 2012

No “Zuggi Entrevista” de hoje conversamos com Gládis Leal dos Santos – Supervisora de Tecnologias na Educação da Secretaria Municipal de Educação de Joinville, Tutora de cursos EAD. Nesta primeira parte, Gládis nos fala sobre o papel ativo na formação dos professores, as principais dificuldades e se a tecnologia pode mudar o modelo atual. Confiram abaixo:

Parte 1

Parte 2

matéria – Microsfot educação – maio/2008
Postando conhecimento

Que a internet é uma realidade cada vez mais presente em nosso cotidiano, muita gente já sabe. Também é verdade que as crianças tomam contato com o computador cada vez mais cedo, seja para brincar, interagir ou estudar. Segundo uma pesquisa do Ibope, nos últimos anos, o número de pessoas na web com idade entre 2 e 11 anos cresceu consideravelmente.

Conhecendo esta realidade da rede mundial e fazendo uso de conhecimentos de ferramentas na web, alguns educadores passaram a enxergar uma possibilidade de comunicação e uma maneira de ensinar de forma descentralizada por meio de um recurso chamado blog, ou seja, registros freqüentes de informação que um autor queira disponibilizar. Leia mais

matéria – Microsfot educação – abril/2008
Ponto de Encontro conectando educadores

“Vanessa Nogueira é professora de informática e trabalha com alunos da Educação Infantil à sétima série em Santa Maria, cidade localizada no Rio Grande do Sul. Um pouco distante dali, em Joinville, Santa Catarina, encontra-se Gladis Leal, professora responsável pelo curso de informática educacional para alunos do Ensino Fundamental.

Mais de 800 quilômetros separam as educadoras que, há exatos sete anos, trabalham com o uso da tecnologia em sala de aula. Algum tempo atrás, toda essa distância seria um empecilho para as duas trocarem suas idéias, experiências e material. Hoje, a situação já bem diferente. Leia mais

entrevista – Educarede – outubro/2007
Muitos sonhos, quatro projetos e um só destino: Madri.
Leia mais

Concurso Internacional Educarede – setembro/2007
Vencedores do Concurso EducaRede inovam no uso pedagógico da Internet
Leia mais

Educarede – Projetos vencedores – setembro 2007
Conheça os projetos vencedores do concurso Educarede.
Leia mais

revista Aprende Brasil – abril/maio 2007
Muda alguma coisa na hora de ensinar o conteúdo tradicional por meio do computador?
Leia mais

jornal O Estado de São  Paulo – abril /2007
Tecnologia rompe limites de livros e lousas.
Leia mais

revista Educação – março/ 2007
Mestres no ciberespaço. Blogs ampliam o espaço educacional de professores e alunos com possibilidade de partilhar informações de forma criativa e prazerosa.
Leia mais 

revista Época – fevereiro/2007
Quer aprender? Crie um blog.
Leia mais

revista Aprende Brasil – dezembro/janeiro 2006
O lado educativo dos filmes documentários.
Leia mais
revista Carta na Escola – novembro /2006
Rádio na Web.
Leia mais

revista Nova Escola – setembro/ 2006
Alunos de Joinville usam blog para conversar com alunos de outras cidades. Interação é a palavra-chave dos projetos nesse estágio.
Leia mais

revista Nova Escola on line –  junho/2006
Blogue-se. Quando percebem que vão publicar uma página na internet, os alunos dão um salto de qualidade nas pesquisas, na produção de texto, no trabalho em equipe… Na aprendizagem.
Leia mais

jornal A Notícia –  junnho/2006
Podcast internet rádio educativa. Alunos do CAIC Mariano Costa, em Joinville, montam rádio que mistura informação e entretenimento.
Leia mais

site SEC. Educação Itajaí – março/ 2006
Conteúdo do Programa Conexão XXI apresenta debates protagonizados por adolescentes sobre temas diversos, com acompanhamento profissional. Um novo olhar sobre o que pensa e sente o jovem sobre assuntos diversos vivenciados cotidianamente.
Leia mais

site Sinpro SP on line – janeiro/ 2006
Os blogs na sala de aula. Cresce o uso da ferramenta para uso pedagógico.
Leia mais

site SEEDNET/MEC – Conexão XXI – janeiro/ 2006
Série de TV voltada para o público jovem é sucesso também na internet.
Leia mais

site SEEDNET/MEC – Blogs – janeiro/ 2006
Experiência com blogs. Antes de ingressar no universo dos videologs, a professora Gládis Leal, já utilizava ferramenta semelhante com os alunos do CAIC Mariano Costa, em Joinvile (SC). Como coordenadora do Laboratório de Informática Educativa da escola, ela apresentou o blog (página pessoal na internet que permite interação através de textos, imagens e comentários) aos demais professores para sua utilização de forma complementar as atividades em sala de aula.
Leia mais

Newsletter Senac SP – outubro/ 2005
Videologs conquistam professores e alunos. Da mesma forma que os blogs chamam atenção e ganham mercado pela facilidade de publicação de textos, os videologs estão chegando e conquistando seu espaço. A exemplo dos blogs, os primeiros usuários dos videologs são os jovens que publicam seus próprios vídeos.
Leia mais

Newsletter Senac SP – agosto/ 2005
Blogs como ferramentas pedagógicas. Professores e alunos já usam todos os atrativos dos diários online para criar uma rede de ensino e comunicação.
Leia mais

site 5ª Educática – junho/ 2004
Poesia Virtual – Mensagem, Imagem, Movimento e Som, oficina ministrada pela professora Gládis Leal dos Santos, de Joinville (SC), foi a mais concorrida entre as 13 oferecidas nesta 5ª Educática. O curso, com duração média de 90 minutos, tem como base o projeto “Nossas Poesias”, desenvolvido com alunos da 4ª série da CAIC Professor Mariano Costa, em Joinville, onde Gládis atua como coordenadora da sala de informática.
Leia mais

site 4ª Educática – maio/2003
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville (SC) esteve presente na Feira das Tecnologias da 4ª Educática. Com um estande montado no Centro de Convenções e Exposições Guimarães Rosa, no Complexo Argos, as três coordenadoras de sala de informática do sistema municipal de ensino de Joinville informaram que a participação no evento teve como objetivos a troca de experiências sobre a aplicação da informática na educação e levar os novos conceitos obtidos durante a Educática para o 3º Encontro de Tecnologia Educacional, que é realizado em Joinville no mês de junho.
Leia mais

Anúncios