Arquivo Público digitaliza documentos sobre a História da Educação

No Dia da Escola o Arquivo Público digitaliza mais uma leva de documentos e fotografias para o site temático Memória da Educação.

Festival escolar. Grupo Escolar de Tapiratiba. Relatório da Delegacia Regional de Casa Branca – 1942.

Um novo conjunto de documentos do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo relacionados à educação será incluído no site temático “Memória da Educação” ( http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao ). São mais 4.000 ilustrações e fotografias, além de 64 Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo que, a partir do dia 15 de março , Dia da Escola, estarão à disposição do público. O site “Memória da Educação” chegará a 25 mil documentos digitalizados.

Novas informações sobre o ensino no interior do Estado serão inseridas no site, além de documentos inéditos na internet das regiões de Campinas, Araraquara, Casa Branca, Guaratinguetá e Santa Cruz do Rio Pardo ( http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao/instrucao ). Os Relatórios tratam de assuntos referentes às atividades administrativas e pedagógicas das escolas da época: quadro de funcionários e funções; quantidade de classe e matrícula ofertadas em escolas (particulares, isoladas rurais, isoladas urbanas, grupos escolares, municipais e reunidas); gráficos demonstrativos do desempenho dos alunos por município, fotografias das atividades escolares; condições físicas dos prédios, entre outras.

Um Ofício de 1858, escrito pelo Inspetor Geral da Instrução Pública de São Paulo é um dos documentos em destaque ( http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao/destaques ). O ofício trata das dificuldades em conseguir professores qualificados para matérias obrigatórias. O documento é confrontado com o Relatório da Instrução Pública da Província de São Paulo do mesmo ano, a partir do qual é possível compreender as razões dessa problemática na época.

Toda a documentação utilizada (cerca de 9 km lineares) faz parte do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O site será atualizado periodicamente, com a inclusão de mais documentos sobre a História da Educação. Completam a página alguns artigos publicados pelo o Arquivo Público sobre o tema. Acesse: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao .

Sobre o Arquivo Público do Estado de São Paulo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Vinculado à Casa Civil do Estado de São Paulo, sua função é formular uma política estadual de arquivos e recolher, tratar e disponibilizar ao público toda documentação de caráter histórico produzido pelo Poder Executivo Paulista. A instituição mantém sob sua guarda aproximadamente 6 mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900m de material iconográfico, grande quantidade de jornais e revistas e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.

 

 

Informações para a imprensa com Verônica Cristo ou Raphael Dagaz
Núcleo de Comunicação do Arquivo Público do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo – Casa Civil
(11) 2089-8124

1 comentário

Arquivado em Notícias

Uma resposta para “Arquivo Público digitaliza documentos sobre a História da Educação

  1. Fico imaginando, colega professora, quantas escolas pelo Brasil afora garantiriam a sua documentação fotográfica com essa bem-vinda digitalização.

    Escolas dos municípios espalhados pelas regiões têm geralmente as fotos comemorativas; se digitalizadas…ah…aumentariam a Memória Escolar Brasileira. A tecnologia pode ajudar a preservar tantas histórias das formaturas, das reuniões, da fachada do prédio escolar e tantas lembranças…

    Receba o meu abraço.

Deixe um comentário