Avaliação do curso “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC” – turma 2

Queridos professores,

Hoje, finalizamos o curso “Tecnologias na Educação: ensinando e prendendo com as TIC” e chegamos ao final de mais uma etapa de aprendizagem de integração das tecnologias da informação e da comunicação à prática pedagógica. Mais importantes do que os recursos explorados durante nossos encontros presenciais foram as reflexões que fizemos, as ideias que trocamos, as inquietações e dúvidas que nos perturbaram fazendo com que saíssemos da zona de conforto para enfrentarmos novos desafios.

Através dos blogs/portfólios construídos no curso pude acompanhar a aplicação das metodologias de Mapas Conceituais e WebQuests e testemunhar o empenho de cada um e o envolvimento dos alunos. É com grande satisfação que encerro este curso sabendo que uma pequena semente foi plantada e que será regada por cada um de vocês.

Deixo a cada um meu abraço e convido-os a utilizarem o sistema de comentário abaixo para uma avaliação do curso considerando aspectos como material de estudo, formato do curso, metodologia, recursos estudados, atividades realizadas na escola, reflexões sobre sua prática a partir do curso e o que mais desejarem acrescentar.

Anúncios

36 Comentários

Arquivado em educação, internet, mídias, professor, tecnologias

36 Respostas para “Avaliação do curso “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC” – turma 2

  1. Lúcia

    Estou no meu primeiro ano na sala informatizada e aprendi muito com ferramentas que utilizamos no curso das Tecnologias na educação, quanto aos materiais de estudo foram satisfatório, fazer um curso com 70% a distância também foi uma novidade e confesso que foi um desafio, pois nos obrigamos a fazer as leituras e pesquisas para concluir os trabalhos, o que apresentou maior resultado foram as atividades realizadas na escola que aplicamos com os alunos percebi o comprometimento das crianças em produzir as atividades. Percebo que a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação como ferramenta, trazem uma enorme contribuição para a prática pedagógica em qualquer nível de ensino.

    • Sou supervisora escolar e confesso que até iniciar o curso entrava na sala informatizada e não conseguia interagir de maneira produtiva nem com o professor da sala c quanto com os alunos que ali estavam,pois para mim também faltavam subsídios.O curso me abriu muitos caminhos assim como me propiciou novos horizontes para poder otimizar os trabalhos nesse ambiente tão rico e dinâmico que por muitas vezes acaba sendo alvo de resistência pelos professores,por justamente não haver intimidade com o uso das Tics.
      Quanto ao curso de maneira geral cumpriu muito bem seu papel e atendeu minhas expectativas,confesso que fui uma aluna um tanto quanto peralta(rsrs),pois por vezes deixei minhas tarefas atrasadas,mas sempre com a consciência de ter que buscar e fazer porque sabia que era essencial para meu crescimento pessoal e profissional.
      Quanto a você,Gládis quem te vê a frente do grupo percebe claramente que é uma expert,tanto em conduzir as pessoas,quanto repassar os conteúdos e trazer as coisas que realmente são importantes para a prática pedagógiac,deixando de lado aquela velha realidade dos cursos,perda de tempo com banalidades que nada agregam à formação de educadores que somos.Parabéns e muito obrigada por tudo que pude aprender no curso.Continue na busca de conhecimento e multiplicando entre a comunidade docente,pessoas como você fazem toda a diferença!

  2. A educação é um processo com uma ampla função social e também contribui para o desenvolvimento econômico e da capacidade de competitividade, em qualquer nação. Nesse sentido, o professor e a sua prática pedagógica necessitam estar adequadas aos contextos que a modernidade apresenta. E. um dos elementos desse contexto, é a presença das TIC´S nos diferentes meios de convívios de professores e alunos. Considerando-se então essa presença, torna-se imprescindível que os professores recebam a formação adequada, de maneira inicial e continuada, para utilizar esse recurso em sala de aula, ampliando portanto, as possibilidades pedagógicas. A promoção de um curso como esse, que possibilita-nos a utilizar diferentes recursos em sala de aula, demonstra um caminhar que se torna necessário construir nessa nação “o da valorização do professor como uma profissão ESTRATÉGICA”. E, se essa profissão, passa a ser entendida como estratégica, ela requer que um dos constantes focos de ação, seja o do investimento em formação e capacitação docente. Nesse sentido, afirmo aqui, que iniciativas como a desse curso (que possuiu um excelente material didático oportunizando reflexões e aprendizados, além de inovar nas ferramentas tecnológicas e com uma metodologia motivadora ao aprendizado) necessitam tornar-se uma constante, a fim de contribuírem para que a educação nesse país, possa desenvolver-se e possibilitar a cada sujeito, que seja efetivamente “o autor de sua própria história” utilizando-se das habilidades e competências que foi capaz de desenvolver, através desse processo que nos possibilita constantemente aprender e reaprender, que é o da educação.

  3. Suelen

    O curso de Tecnologias na Educação me proporcionou uma visão muito mais abrangente de como podemos unir os conteúdos a serem trabalhados com as ferramentas tecnológicas. Como é meu primeiro ano na sala informatizada, foi imprescindível o curso, pois me proporcionou novas janelas para trabalhar com os meus e com os demais alunos na escola, além de poder estimular outros professores a utilizarem as tecnologias disponíveis na escola com os estudantes.

  4. Cleitimar dos Santos

    Gládis primeiro quero lhe agradecer pela dedicação e empenho em realizar este trabalho a nós professores, e principalmente a paciência com nossas dificuldades, seu trabalho tem um grande valor para Deus, por estar contribuindo positivamente no mundo em que Ele criou. Você contribuiu para enriquecer meu trabalho pedagógico com minhas crianças, pois com as atividades percebi o quanto posso ampliar meus planejamentos em relação as mídias, agora consigo interligar o conhecimentos dos meus educando com minhas experiências,melhorando assim a qualidade dos meus planejamentos. Este curso foi um desafio pra mim, e um desafio alcançado. Parabéns e mais uma vez obrigada! Cleiti.

  5. Luciano

    Professora Gladis,

    Quero parabenizá-la pela ótima condução das atividades do curso e pela paciência e gentileza com que você conduz seu grupo de alunos.
    Para mim, que participei cem por cento do curso presencial, posso relatar bem que as horas que estivemos juntos foram de total interesse e prazerosas.
    A sua metodologia de ensino esteve adequada com a forma e o tempo em que pudemos repassar o aprendizado para os nossos alunos. O material de estudo colaborou perfeitamente para a fixação dos conteúdos.
    Eu, como professor/aprendiz, atuo como professor de Educação Física e apenas no meio do primeiro trimestre letivo passei a atuar na sala informatizada. Tenho muito para aprender com o ensino das tecnologias. Por este motivo, entendo que encontros de estudos como o PROINFO, no meu cotidiano, devem ser frequentes. Didaticamente aprendemos muito, porém, grupos de estudos auxiliam e reforçam o processo.
    Um abraço carinhoso, novamente PARABÉNS e tenha um ótimo fim de ano para você e todos os seus familiares!

  6. Alexandre Schulz

    Bom Dia!!

    Sou professor de História e não trabalho como professor de sala informatizada e como professor de sala de aula/história para alunos dos 6º ao 9º ano, deixo aqui registrado que o curso TIC foi extremamente enriquecedor para minha prática pedagógica com meus alunos e colegas professore e professoras. Além de possibilitar aos meus alunos um “novo mundo”, pude auxiliar, recomendar algumas estratégias e mídias para meus colegas professores e professoras….Reafirmo que o tempo de aula presencial poderia ou deveria ser maior….digo, mais tempo ou mais aulas presenciais…mas nem sempre o “ideal” é o que podemos ter…..Registro também meu agradecimento à Professora Gladis que sou conduzir, ensinar e apresentar de forma viável e ótima o curso que me propus a fazer e agora concluir.
    Professor Alexandre D. Schulz – EM Nelson de Miranda Coutinho – Joinville/SC

  7. Jaqueline Gonçalves

    Fico feliz de ter chegado ao fim do curso e ter conseguido aplicar e concluir as atividades.
    No início fiquei muito irritada e muito atarefada, não dando conta, uma correria, sem saber pra onde correr. Mas com o decorrer fui me organizando, fazendo passo a passo, aprendendo muito.
    Não gosto muito de cursos a distância pois organizar o meu tempo para a realização das atividades é complicado, prefiro presencial onde fazemos e evitamos levar coisas para casa.
    E estar na sala informatizada e fazer um curso sobre Tics é desafio pra mim, pois SEMPRE fui dos livros, papel e caneta ADORO! Trabalhar diretamente com computadores, fazer atividades on-line está sendo um grande aprendizado. No início achei que odiaria e pularia fora na primeira dificuldade. Mas realmente sou brasileira e não desisto NUNCA, rs. Estou aprendendo muito e dando o melhor de mim e agora já estou gostando.
    Esse curso acrescentou um monte, me motivou a ir em busca de coisas novas, estar mostrando aos professores o que dá para fazer através das atividades que realizei.
    Já tenho projetos para o ano que vem, ensinar coisas para professores, e já estou comentando para que se empolguem assim como eu estou empolgada..
    Tenho muito a agradecer pois aprendi muito…

  8. Professora Gladis;

    Não é de hoje que conheço sua competência e seriedade profissional;com este curso explicitou características marcantes de um educador tais como paciência,motivação,conhecimento e estratégias que resultaram em uma aprendizagem significativa para o grupo. Como a temática central do curso é nova sempre há dúvidas, restando a aplicação metodológica com os educandos e as trocas de informações com os demais colegas para elucidar. A ordem do dia é trabalho,vivências, projetos,estudos independentes e principalmente motivação. Agradeço o aceite de minha inscrição assim como minhas dispensas matutinas autorizadas pela diretora Zilvete. Este curso ministrado na modalidade semi-presencial foi dinâmico e objetivo,porém não menos profundo. Desejo um feliz natal e um máximo 2013.

  9. Antes de iniciar o curso do Proinfo, eu não tinha ideia da grande quantidade de ferramentas que poderíamos aprender para aplicar no nosso trabalho pedagógico.
    Hoje já consigo até mesmo dar ricas sugestões para o trabalho dos professores na escola e vejo que os alunos estão ficando cada vez mais familiarizados com as ferramentas que estamos oferecendo a eles.
    Gostaria de parabenizar a professora Gládis pela forma como conduziu nossos encontros, tornando as atividades mais claras, possíveis de serem realizadas e principalmente, sempre mostrando o caminho de como aplicá-las na escola.
    A metodologia do curso é perfeita para nossa realidade onde estamos sempre com muitas tarefas e pouco tempo dentro do cotidiano na escola. O curso à distância é prático e nos permite procurar, pesquisar, desenvolver com autonomia, tirando as dúvidas nos encontros presenciais.
    Chegando no final do curso, minha avaliação geral é: tenho outra visão do uso das mídias e internet com os alunos, pois vejo o quanto será possível transformar nossas aulas e abrir um mundo novo para nossos alunos, estimulando-os a serem participantes na construção do seu processo de aprendizagem e não somente receptores de informações.
    Existe a possibilidade de criarmos uma nova cultura na escola, podemos trocar ideias com os alunos, deixar com que se expressem e mostrem seu potencial de forma mais abrangente. É impressionante também… como descobrimos habilidades deles, que jamais imaginávamos.
    Foi muito proveitoso, agradeço a professora Gládis e aos colegas!

  10. Ana Carine Pereira

    O curso, de uma forma geral, foi muito produtivo. Principalmente as aulas presenciais, que na minha opinião, foram muito boas. É a primeira vez que faço um curso semipresencial, foi um grande desafio para mim organizar as horas para estudo. Durante o curso, além da aprendizagem de novos recursos, foi possível também fazer uma reflexão sobre a minha prática pedagógica, pensei em tantas coisas que nunca havia parado para pensar. Esse conjunto de aprendizado e reflexão, foi um estímulo para que eu melhore cada vez mais o meu trabalho com os alunos, então isso foi muito gratificante para mim. É meu primeiro ano na sala informatizada e confesso que, depois desse curso, estou adorando ser professora da sala informatizada podendo utilizar tantas ferramentas e passar isso a diante para os demais professores poderem usufruir desse conhecimento.

  11. Aline Fernandes Silva

    Adorei o curso, aprendi muito. Pois nem fazia ideia desdes recursos para trabalhar com os alunos. Agora vejo como foi importante aprender tudo isto, pois se tivesse aprendido antes tinha facilitado muito outros projetos que fiz e passei um trabalho tremendo para realizar. A troca de experiências com os colegas da turma também ajudou muito. Com certeza, vou continuar utilizando tudo que aprendi. Muito obrigada!

  12. Estou muito feliz e satisfeita por ter concluído este curso.Pois apesar das dificuldades como tempo ,falha da internet na escola, alguns programas não funcionando no linux, mas tudo certo hoje concretizo o final do curso com êxito,apesar de estar já uns três anos na sala de informática ,neste curso aprendi muitas ferramentas novas e produtivas para aplicar na sala de aula. Na área de tecnologias sempre estamos aprendendo ,pois elas estão sempre em constantes mudanças. Nunca tinha feito curso a distância foi uma experiência nova , só o que dificulta um pouco é o tempo ,acabamos deixando para ultima hora as tarefas.
    Parabéns para nós todos e para a Gládis pela sua prática pedagógica.

  13. Giselda

    Fiquei muito feliz pela oportunidade de realizar esse curso do PROINFO e principalmente por ser a Profª Gladis a responsável. Acredito que amadureci muito e melhorei significativamente minha prática pedagógica, tando em sala de aula, como na sala informatizada, As TICs abrem um leque de possibilidades e principalmente abre a visão do professor que acaba tendo um olhar mais amplo e diferente sobre seus alunos.
    Estou finalizando esse curso graças a capacidade de compreensão da profª Gládis em em entender as dificuldades de saúde que passei durante esse processo. Só tenho a agradecer pela oportunidade e sinto-me comprometida a repassar e enriquecer cada vez mais as vivências pedagógicas no meu local de trabalho.
    Que 2013 abram mais possibilidades como essa para que mais professores possam usufruir dessa mesma oportunidade.

  14. Quero agradecer a professora Gladis por tudo que vivi e aprendi nesses meses de curso. Você é uma pessoa que passa muita segurança no que faz. Amo as TIC é um mundo fantástico. Depois que fiz esse curso onde aprendi e construí blog, hipertexto, Web Quest, Mata Conceitual, publicar e usar o doc desejo aprofundar mais os conhecimentos nas Tics.
    Como professora me sinto mais segura para trabalhar na sala de informática, adquirir conhecimento nos faz ser mais criativos em sala de aula e fazer planos de aula que façam com que nossos alunos sintam gosto em estudar.Isso é muito bom!
    Um abraço carinhoso, desejo a você prof. que seja muito feliz.
    Deus te abençoe,
    Rosemari.

  15. Este foi meu semestre na sala informatizada, encarei o desafio com muita insegurança no quesito de dominar ferramentas para aprimorar o atendimento aos anseios dos docentes que ali vinham com seus alunos.
    Quando fui convocada a participar fiquei muito feliz, pois teria uma fonte para aprender e tirar minhas dúvidas.
    O curso foi muito bem ministrado, a modalidade de ensino semipresencial nos dá oportunidade de nos aprofundarmos nos estudos e aplicarmos o que aprendemos. Pois para mim não há nada mais produtivo para mim que aprender na prática.
    Você como tutora do curso está de parabéns, possui domínio no assunto e nos transmite segurança . Durante todo o curso fomos sempre conduzidos a nos aprofundar mais sempre em busca do novo.
    Espero que este curso tenha continuidade para que outros professores tenham a oportunidade de aprender sobre as TICs e sua aplicabilidade na educação.
    Um Curso muito produtivo, dinâmico, interativo e com gostinho de quero mais.

  16. Sou professora do 2º ano, e não foi nada fácil, começar esse curso!
    Pensei seriamente em não fazer, pois trabalho em duas escolas, com filho pequeno e o tempo é muiiiito corrido! Achei que não daria conta de realizar as tarefas. Mas graças a Deus fui em frente. E com a ajuda da professora Gladis e das minhas amigas Tatiane e Viviane consegui!!!! Para mim foi demais, me senti super realizada! Todas as vezes que sai dos encontros presenciais estava radiante pois havia conseguido realizar as atividades propostas. Foi muito bacana! Aprendi muito! Muitas dúvidas que eu tinha em relação ao Google DOC foram sanadas, amei trabalhar com o mapa conceitual ( já conhecia, mas agora estou intima) e outros tantos saberes!
    Espero no ano que vem, começar com força total e utilizando e aprofundando tudo o que aprendi aqui! Obrigada professora Gladis!!!

  17. Como já disse outras vezes, ainda não estou em sala de aula. Nos meus planos futuros espero estar.
    Adorei todas as ferramentas utilizadas. Fiquei ainda mais ansiosa por começar a lecionar.
    Seria de grande valor se todos os professores passassem por esse tipo de aprendizagem. Super interessante, produtiva e “pra frente”.
    Parabéns Gladis, seu empenho e desenvoltura foram muito importante para o sucesso do curso.

  18. Neste momento me sinto realizada por ter concluído esse curso, o que foi um desafio. Iniciei esse ano na sala informatizada, com muita dificuldade porém uma boa dose de dedicação consegui grande evolução.
    A partir das atividades do curso pude perceber que sou capaz e os alunos, por mais pequenos que sejam sabem muito. É só desafiá-los!!!
    Quando comecei o curso sabia pouco das TICs, no entanto pude praticar realizando as atividades de Mapa Conceitual, Hipertexto, Jogo, Blog, Web Quest para os alunos. Com isso eles se sentem valorizados. Assim as aulas ficam mais dinâmicas e produtivas.
    Gostei muito de ter realizado esse curso!!! Desejo no próximo ano continuar realizando atividades no Blog. Espero ter novas oportunidades como esta.
    Parabéns a Professora Gládis pela paciência e dedicação conosco!!!
    Um abraço
    Luciana

  19. Cristiane Brych

    Fiz minha pós graduação semi-presencial, entao ja havia tido contato com um curso a distância e particularmente acho uma modalidade interessante de estudo que “obriga” o aluno a realmente ir atras do conhecimento, fazer pesquisas de aprofundamento, tirar um tempo para a realização das tarefas e trabalhos solicitados… enfim, é preciso dedicar-se. Gostei do formato desse curso, bem como do material. Achei os textos e as explicações das tarefas bem simplificadas e faceis de entender. Nas aulas presenciais aprendi muito com todas as ferramentas apresentadas, muita coisa eu já sabia/conhecia mas amei todas as novidades que aprendi e já utilizei no meu dia-a-dia os conhecimentos adquiridos no curso (não apenas para a aplicação das tarefas obrigatórias do curso, mas também em outras situações, principalmente ligadas a sala informatizada da qual sou professora desde o início desse ano no periodo vespertinho na escola em que leciono.)
    Parabenizo você, professora Gládis pela dedicação e seriedade com que faz o seu trabalho. Já havia feito um curso totalmente on-line sobre blogs com a sua tutoria pela SEC que gostei muito, então já conhecia o seu trabalho e tinha certeza de que fazer esse curso seria mais um tempo bem empregado!

  20. Ao finalizarmos o curso Proinfo Integrado a única avaliação que posso fazer é que o curso foi ótimo, nos apresentou excelentes ferramentas e estratégias para desenvolvermos uma didática de ensino diferenciada e inovadora com a utilização das TIC´s.
    Seria crucial que nossos sistemas de ensino conseguissem proporcionar cursos deste nível para formação continuada de nossos educadores ou até mesmo dos alunos que são frutos de uma nova geração, da tecnologia.
    Já a você Gladis parabéns pelo belo trabalho realizado, e pela didática de trabalho que utiliza.
    O curso nos ensinou muito.

    Muito Obrigado…

  21. Eu tinha muitas expectativas em relação a este Curso já que este é o meu primeiro ano na sala de informática pedagógica e não consegui me inscrever no primeiro semestre, e nas reuniões do Grupo de Estudo as tarefas e ferramentas que estavam sendo trabalhadas no Curso eram sempre comentadas por todos.
    Quando iniciou o Curso me senti muito à vontade com as novas ferramentas apresentadas e procurei explorá-las ao máximo e utilizá-las tanto na sala de informática pedagógica quanto com os meus alunos nas aulas de Ciências Naturais. O resultado foi excelente!
    A forma como o Curso foi conduzido foi maravilhosa, respeitando o nosso ritmo e dando tempo para que todos pudéssemos concluir as nossas tarefas. Parabéns Gladis!
    Precisamos estar nos atualizando o tempo todo pois a tecnologia é muito dinâmica. Gostaria de participar de mais cursos desta área!

  22. Assumir uma sala informatizada pedagógica foi desafiante para mim neste ano e o que me deixou mais segura foi saber que haveria este curso para poder me auxiliar nesta função. Então com os recursos que aprendi foram importantíssimos para poder seguir aprendendo mais ,inovando mais fazendo a diferença na forma de ensinar.

  23. Valdirene

    Gládis,

    Tive alguns contratempos no início do curso, e por falha na comunicação, perdi os dois primeiros encontros presenciais, mas acabamos conversando e pude enfim, iniciar o curso. Confesso que cheguei aqui muito ansiosa e até mesmo nervosa e preocupada, por pegar o “bonde andando”. Porém, devo dizer que logo tudo foi ficando mais tranquilo, e percebi que não havia motivo para tanta preocupação.
    Aprendi muita coisa nova neste curso e sei que ainda tenho muito a aprender, que ainda tropeço em muitas coisas, mas agora já tenho um novo olhar no que se refere as novas tecnologias, um olhar curioso, interessado e atento.
    Os encontros presenciais, foram sempre muito bem direcionados, e apesar do pouco tempo, conseguimos vencer as atividades propostas e encaminhar as tarefas de casa, que para mim foram um pouco mais complicadas na hora de aplicar, uma vez que não estou atuando diretamente em sala de aula. Apesar de tudo, contei com a colaboração de colegas na escola e acredito que consegui desenvolver bem todas as atividades.
    Gostaria ainda de agradecer por sua dedicação e dinamismo ao conduzir as aulas e ressaltar que cursos como este, deveriam acontecer com mais frequência, pois só vêm a acrescentar e dinamizar nosso trabalho.
    Obrigada por tudo e tenha um feliz e abençoado fim de ano.

  24. Tatiane

    Sou professora Tatiane e este é meu segundo ano na Sala informatizada pedagógica no período matutino, no vespertino tenho um quarto ano.
    Desde que me lançaram o desafio da sala informatizada eu já me apaixonei desde o primeiro momento!
    Mais confesso que tinha bastante dúvidas de como estar auxiliando alunos e professores na sala.
    O curso de Tic’s veio para me auxliar nessa busca de inovar!
    Agradeço muito a Gládis pelo seu empenho e sua didática em estar passando seus saberes!
    Adorei poder aprender um pouco mais sobre o Google Docs, hipertexto, web quest, mapa conceitual e as ferramentas de zoodle e da imagem interativa.
    Saio desse curso com muita bagagem pra estar aplicando e repassando aos profissionais que comigo trabalham.
    Achei muito significativo o formato do curso pois tudo que aprendíamos nas aulas presenciais tinhamos que executar! Aprendemos fazendo!!!
    Valeu Gládis!! Valeu cursistas!! Até breve!!
    Tatiane Cristina Pereira Budal Arins

  25. Gladis
    Preciso que saiba, que estou super feliz de ter tido essa oportunidade de fazer o curso Proinfo,
    É meu primeiro ano na sala de informática, diretamente interagindo com internet, no inicio foi complicado, mas os professores da salas de informática e você são solidárias e me ajudaram em muitas dúvidas que tive, tenho e com certeza terei futuramente, pois tenho muito que aprender.
    Quero Parabeniza-la, pela forma que conduziu o curso, você com certeza abriu caminhos novos na minha vida de professora, tanto da sala de informática como de Séries iniciais(que atuo), pois pude por em pratica com meus alunos tudo que aprendi no curso, e, para alguns professores, repassei o que aprendi, mas ainda tem resistência por parte dos professores, mas eu chego la, sou persistente e nossos alunos precisam de ferramentas novas, que chamem a atenção para o aprendizado, que é o foco de tudo dentro de uma escola.
    Obrigado por tudo, desejo-lhe um Feliz natal e um ano novo recheado de saúde, alegria e paz no coração.

  26. Bem, so tenho a agradecer o curso de Tecnologia na Educaçao, sei que nao tive condiçoes de dar o máximo de mim neste curso e deixei um pouco a desejar no atraso das atividades, pois para quem é professora já nao é fácil imagina trabalhando 60 horas em sala de aula, tinha dias que parecia nao dar para ir em frente, mas sei que no final deu tudo certo. Tive alguns contratempo também por nao ter um notbook para agilizar as atividades a distância, mas no final deu tudo certo, sei que consegui comprir com as atividades propostas, mas quanto a fixar os conteúdos, só praticando mesmo com os alunos de agora em diante.
    O curso foi muito válido, pois nao imaginava tantas tarefas que da pra trabalhar com os alunos, e sei que tudo o que foi desenvolvido com na escola foi muito válido para eles também, pois foi algo diferente, apesar de ser professora DE ARTES e nao de sala informatizada, compreendi que usar as ferramentas na arte educaçao, proporcionou e irá proporcionar o contato da arte com tecnologia para produzir muito mais que o curso pode nos oferecer. Para mim, o curso briu novos horizontes na tecnologia e educaçao, fico muito grata mas sei que devo continuar e aperfeiçoar tudo o que aprendi.
    Gostaria ainda de agradecer pelo empenho e pedir desculpas nas falhas.
    Obrigada por tudo e que Deus o abençoe.

  27. Lucileide

    Boa noite!

    Não sou professora de sala informatizada e sim da alfabetização e também trabalho com uma turma de EJA,nos trabalhos do curso não foi possível aplicá-los em nenhuma das minhas turmas, porém sinto que o aprendizado mais importante do curso das TIC´s foram as reflexões sobre minha prática pedagógica, levando muitas vezes a pensar que realmente não estava oferecendo aos meus alunos tudo que havia de novo para eles. Os trabalhos na sala de informática, foram realizados com alunos de outras turmas, foi muito grande o prazer que tive em repassar algo de novo onde eles estavam totalmente concentrados e compenetrados participando de todas as atividades propostas. Aprendi a utilizar muitas ferramentas que para mim eram desconhecidas até então, a utilizar a internet de forma mais responsável tendo uma outra visão sobre as pequisas e trabalhos que cobro de meus alunos. Enfatizo que para mim esse curso foi mais importante em minhas práticas pedagógicas do que somente o conhecimento de novas ferramentas e tecnológicas.

  28. Suzany Angeli

    Este é meu primeiro ano como professora de sala informatizada mas já leciono como professora de História há 5 anos. Este curso foi muito muito bom pois enriqueceu a minha prática pedagógica e me deu possibilidades para tornar minhas aulas mais dinâmicas e produtivas. O uso de tecnologias na prática docente é fundamental pois nos aproxima do mundo digital em que os nossos alunos vivem e permite que ensinemos a eles novas utilização para essa tecnologia que eles tem a disposição, mas que não sabem explorar de maneira adequada. Todas as ferramentas que aprendi a utilizar neste curso são ótimos recursos para dinamizar nossas aulas, e o conhecimento adquerido também faz com que novas ideias surjam e alimentem a vontade de aprender cada vez mais. Isso nos torna profissionais melhores. Obrigada pela oportunidade de realizar este curso, já tinha feito outro curso a distância, mas não com encontros presenciais. Acredito que os encontros foram muito ricos e produtivos. Espero ter outras oportunidades de realizar outros cursos.
    Boas Festas a todos! Até mais!

  29. Viviane Hreisemnou Ribeiro

    Sou supervisora na E.M. Paul Harris e fiquei tentada quando soube do curso. Não foi fácil para mim porque sou um tanto “leiga” neste quesito (mas não resistente). Muitas foram as barreiras durante o curso mas minhas colegas Tatiane e Ieda me deram a maior força! Agora, conhecendo um pouco mais estas ferramentas (mapa conceitual, webquest, criação de formulário no blog, entre outros) posso apresentá-los aos professores como estratégias para suas aulas. Adorei este curso e sei que estarei mais confiante ao conversar com os professores sobre o uso da sala informatizada em suas aulas. Um abraço a todos os colegas.

  30. Tive a oportunidade de refazer esse curso e creio firmemente, que o professor está em constante aprendizagem e muito mais, quando se permite aprender. Nossa professora, Gládis, alguém que tive a oportunidade de aprofundar os laços profissionais, não somente estes. Excelente profissional, capacitada, dinâmica e nos mostrou que somos capazes de utilizar a Web em favor da educação, afim de que nossos alunos possam aprender com excelência. Junto com meus colegas, pude apropriar-me de mais ferramentas, uma delas que me aguçou a curiosidade e o desejo de colocar em prática, é a imagem interativa. Os alunos adoraram, pois concede aos mesmos, a autonomia do trabalho e ao professor, o papel de mediador no processo. Parabéns a todos do grupo 2 do Proinfo, e espero que possamos nos encontrar em outros cursos. Abraços a todos!!

  31. Adorei o curso! Sou muito ligada na internet, até o início do curso, para assuntos pessoais, aprendendo muito “fuçando” em tudo, até aprender. Mas com o curso TIC’s, me mostrou que posso usar e muito para pesquisa no planejamento das minhas aulas e abre novas possibilidades para trabalhar em sala de aula potencializando o aprendizado dos alunos, em uma realidade que eles já estão inseridos e chama muito atenção deles. Os encontros presenciais apesar do pouco tempo foram excelentes, não consegui aplicar muito por causa , das turmas que trabalho serem de pré-escola (2 à 5 anos), porém sinto que as reflexões sobre minha prática pedagógica foram muito importantes para mim, e é sempre bom ter estes conhecimentos porque como professora de Educação Física posso também trabalhar com o ensino fundamental e aí utilizar mais o que aprendi neste curso. Um abração!

  32. O curso me trouxe muitas novidades e coisas boas,a princípio achei q não iria aprender nada,e que só iria sair com a vantagem da carga horária do curso,mas a partir do 5º encontro comecei a me animar,fui conseguindo por em práticas as coisas q estava aprendendo com a a nossa tutora,que por sinal eu a agradeçi porque ás vezes me sentia uma criança perdida na sala de aula,mas valeu,foi muito produtivo,aprendi coisas novas e interessantes e mesmo não tendo turma nas escolas que trabalho consegui desenvolver com os alunos as atividades propostas.Agradeço a Gládis por ter me ensinado algo d novo para mim, e espero que possamos nos encontrar no próximo ano.Abraços a todos!!!

  33. Avaliando o curso Proinfo Integrado-Aprendendo e Ensinando com as TICs, gostaria inicialmente de parabenizar a SEC, através da Profª Gládis que desempenhou com muita competência a sua atuação, sempre nos motivando e mostrando com clareza e paciência as atividades.
    Não imaginava tantas possibilidades de ferramentas a serem utilizadas que agora se tornaram mais familiares, inclusive para os alunos. Embora não pude aplicar na escola grande parte das ferramentas que aprendemos, pois a sala informatizada estava em reformas, mas acredito que em breve possa realizá-las.
    O curso teve uma metodologia perfeita para nossa realidade, muito prático e objetivo.
    Gostaria de salientar a boa interação entre os colegas da turma, que ajudou muito.
    Obrigada e parabéns a todos.

  34. Acredito que hoje conseguimos visualizar o mundo da tecnologia com outros olhos: os olhos do imaginável, das possibilidades infinitas e da vontade de inovar, sempre. E isso foi aguçado com o curso Proinfo Integrado – Ensinando e Aprendendo com as TIC. Só tenho que agradecer a Secretaria de Educação, que nos deu essa oportunidade, a nossa tutora de todas as horas, Gládis Leal dos Santos e toda a turma da tarde, que de uma forma ou outra, nos auxiliou nessa caminhada. Não posso deixar de agradecer a minha amiga Sandra K. Osik, que sempre esteve comigo.
    O curso contribuiu e muito para nossa formação, pois tinha uma didática simples de entender e que nos desafiava a conhecer o novo, algo que até tínhamos alguma informação, mas faltava construirmos o conhecimento em cima disso.
    Só tenho a agradecer ao espaço ideal para o curso, a equipe por trás de tudo isso e a oportunidade, que, com certeza, nos auxiliará dentro e fora de sala.

  35. Pingback: Formação continuada docente – relato de uma experiência | Gládis Leal dos Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s